Monitorar sites e servidores: Esse é o trabalho da KingHost


Sinapse é o nome da tecnologia criada e desenvolvida durante os últimos 8 anos pelo Diretor de Operações da KingHost, Juliano Primavesi.

Hoje ele é responsável por manter os servidores no ar, com o mínimo possível de quedas, desde a prevenção de ataques, tentativa de uso de senhas não autorizados, consumo e monitoramento de memória dos servidores, verificação de serviços indisponíveis, controle de uso de aplicativos Java e Php para evitar que clientes sejam prejudicados por outros clientes no mesmo servidor, monitoramento do espaço em disco de cada cliente e até mesmo o report de falhas de raras falhas de hardware antes que ocorram perdas de dados em cada um dos mais de 110 servidores usados pela KingHost.

O sistema é adaptado semanalmente, conforme vão aparecendo novas necessidades. Com ele foi possível aumentar a disponibilidade dos serviços web para 99% no ano de 2009.

Segundo Primavesi, o Sinapse evoluiu muto nos últimos 8 anos. No início ele se restringia à subir serviços que eventualmente caíam por “n” motivos. Hoje ele diagnostica e corrige, e se não conseguir corrigir, emite e-mails a cada minuto para que a equipe de suporte nível 2 e 3 da KingHost possa agir. Ao final da semana, as intervenções manuais são avaliadas e são incorporadas ao conhecimento do Sinapse para que ele possa resolver sozinho o próximo evento semelhante.

Comentários

comentário(s)

3 Comments

Add yours

+ Leave a Comment