Recursos Ilimitados: ilimitados problemas


Como comentou outro dia um leitor deste blog, recursos ilimitados geram problemas ilimitados. Sejamos coerentes, falo das empresas de hospedagem de sites que oferecem espaço em disco ilimitado.

Afinal, se o maior disco disponível no mercado, com tecnologia SATA, tem 1,5 Terabyte de espaço, quanto seria disco ilimitado? Quanto o cliente precisar. Ok, quanto ele precisa? Se nunca dermos um limite, ele sempre precisará mais e mais… até acabar com o ambiente compartilhado e começar a prejudicar outros sites. Já pensou você estar em um servidor junto com um maluco desses? O cara começa a usar o disco… vai usando… vai usando… começa a ficar mais lento, pois os slots disponíveis para gravação do disco estão acabando… até que o meliante acaba com todo o espaço em disco. O suporte vai lá, marca um upgrade para o servidor e 6 horas de downtime depois (ou tu acha que copiar um disco com mais de 500 Gb é rápido??), disco novo… até chegar em 1,5 Terabyte. E depois? Daí se faz raid… ah, sim… até quando?

Aí vem alguém e me diz: fala sério, eles usam estoreige. Para começar, é storage… em “segundo lugar”, quero ver qual empresa de hospedagem de sites Brasileira que usa storage em servidor web e oferece espaço disco ilimitado… Não existe. Ninguém é maluco pra fazer isso.

Outro ponto: backup. Existiria espaço ilimitado também para o backup? Complicado né. Isso se for considerar um simples espelhamento… e o backup dos últimos 7 dias, como fica? Bah chefia, não fica… já era!

Mas o ponto principal deste questionamento não é o oferecimento do recurso ilimitado em si, mas… e você, gostaria de compartilhar um servidor com um usuário que vai consumir disco pra caramba (consequência do disco ilimitado) e deixar o teu site prejudicado por isso?

Reflita… e comente 😀

* Atualização: Em 2015 a KingHost tornou ilimitado o tráfego em seus planos de hospedagem compartilhada, e em 2016, seus planos de revenda de hospedagem. Quer entender como conseguimos aliar qualidade com tráfego ilimitado? Clica aqui.

Comentários

comentário(s)

6 Comments

Add yours
  1. Flávio Renato

    Realmente é de se pensar, mas também sejamos mais realistas.
    Isso é puro marketing (Ilimitado…Gratis…) tudo para chamar a atenção.
    Hoje eu sei mensurar bem o tráfego de cada tipo de site, por isso, em contrato de mensalidade de Hospedagem e manutenção, eu utilizo o Tráfego ilimitado, para atrair o cliente.
    Sou eu LOUCO? Enganador? NÃO. Pois tenho sites que utilizam 300Mb de tráfego e outros com 9Gb de pico.
    Para quem não se lembra, antigamente chegávamos a pagar até R$ 10,00 por 1Gb de tráfego ultrapassado, e servidores com 10Gb de banda era TOP!
    E temos que reconhecer que o CSS, actionscript, conteudo do Youtube, ajudou a diminuir e muito o tráfego dos sites atuais, perante as inúmeras tabelas aninhadas, flash tradicional e videos embed puxado do servidor!
    Só uma análise.
    Espaço em disco ilimitado? Isso não, pois vão querer guardar todas as fotos de familia e os videos de 30 anos de casamento no servidor.

  2. Mauro Dias

    Bom ja que estamos falando nisso, o problema não se aplica apenas ao espaço em disco, temos 60 clientes onde hospedavamos na LOCAWEB paginas em coldfusion, onde da noite para o dia fomos informados que a Locaweb não teria mais coldfusion, então tivemos que tirar todos os sites da Locaweb atras de uma hospedagem a um custo razoavel no Brasil com coldfusion, Achamos a ITM network, aparentemente funcionava apesar do suporte inexistente, mas como temos conhecimento, pensamos..para que tanto suporte ? até que..começamos a perceber que ninguem dentro dessa empresa era capcitado a nos dar qualquer informação sobre o coldfusion ou outras infomações e depois de meses conseguimos fazer as paginas funcionarem ate que…do dia para a noite apesar de ja estarmos a 6 meses usando a TAG CFMAIL onde não utilizamos para email marketing apenas para emails entre clientes, fomos informados que a TAG é BLOQUEADA, então cogitei ao tal do Rodrigo onde se diz mega super informado em todas as linguagens e expert em tudo…nãoconseguiu responder a nossa pergunta onde questionamos que… se a TAG é Bloqueada, como usamos a mesma por 6 meses e do dia para a noite estava bloqueada, ou seja a TAB foi Bloqueada sem nenhum aviso aos clientes… Bom vamos para outro servidor de hospedagem no Brasil mais uma vez, onde infelizmente, nem nota fiscal dos serviços recebemos, e não podemos entrar na justiça contra tanta falta de profissionalismo

  3. Kazzkiq

    O post é bem antigo, mas o assunto é pertinente. Eu já li inúmeros posts em blogs que cresceram rapidamente, onde o dono do mesmo relatava que havia sido "convidado" a se retirar da hospedagem (essas que alegam ser ilimitadas) depois que seu site começou a ter muitos acessos.

    Esse negócio de ilimitado é pura mentira, e se você ler bem os termos de uso dessas hospedagens eles fazem muitas restrições para você usar o serviço, o que acaba te atrapalhando muito mais do que ajudando.

    Pra resumir, se você precisa de uma hospedagem simples ou moderada, vá de hospedagens compartilhadas, mas transparentes (que te dizem o limite até onde você e seu site podem ir) e evite essas que alegam ser "ilimitadas". Agora se você precisa de uma hospedagem parruda, o ideal é contratar um servidor dedicado e parrudo (Como a própria kinghost oferece, ou a Amazon, etc).

    Vocês deveriam fazer um outro post sobre o assunto, pra dar uma atualizada nesse tópico tão importante e que a maioria das empresas de hospedagem usam pata fazer tanta gente de boba.

+ Leave a Comment