Carreira em Y, e agora?


O planejamento da carreira é algo que preocupa qualquer profissional, inclusive os da área de TI. Sendo assim, aprofundar conhecimentos técnicos ou dedicar-se à gestão de projetos e equipe acabam sendo opções emblemáticas para os profissionais da área. No entanto, a carreira em Y proporciona espaço para todos os perfis.

A opção exclusiva, por parte das organizações, em valorizar apenas cargos gerenciais pode ser prejudicial às mesas, pois esta atitude pode acarretar na desmotivação de profissionais altamente especializados, que não possuem perfil gerencial. Em contrapartida, já existem empresas trabalhando com o planejamento de carreira em Y, também conhecido como gestão de carreiras paralelas, possibilitando a ascensão profissional tanto na área técnica quanto na gerencial, sem sobreposição entre ambas.

A  metodologia permite atender as necessidades imediatas de recompensas e valorização para os grupos técnico e gestor. Desta forma, para os profissionais cujos interesses e talentos dominantes estão voltados para o desenvolvimento tecnológico, a carreira em Y proporciona reconhecimento e crescimento, gerando motivação profissional.

Na KingHost por exemplo, a área técnica é bastante valorizada, pois é esta que fornece toda a base estrutural para os serviços, no entanto, o profissional com perfil de gestão é incentivado a investir na carreira. Sendo assim, ambos ganham destaque e liberdade para o desenvolvimento das habilidades as quais mais se identificam.

O planejamento em Y ainda é pouco comum, em função dos desafios que as organizações encontram em ajustar seu plano de carreira de forma que valorize ambos especialistas. Ainda assim, é importante que cada profissional esteja ciente daquilo que lhe dá prazer em trabalhar. Todo dia é o dia exato para refletir sobre o caminho seguir. E você? Já pensou sobre isso?

Caterine Greif

Caterine Greif

Coordenadora de Marketing em KingHost
Entusiasta de Agile Marketing, é formada em Relações Públicas pela PUCRS, possui especialização em Marketing Digital pela ESPM e MBA em Gestão de Projetos pela USP. Com certificação em AdWords e Analytics pelo Google e Inbound Marketing pela Hubspot, possui 10 anos de experiência em comunicação e marketing digital.
Caterine Greif

Comentários

comentário(s)

Categories

+ There are no comments

Add yours