Dia da Internet Segura


Fonte: EBC

Hoje é o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day, em inglês), uma iniciativa internacional que já mobiliza participantes em 85 países. A ideia surgiu em 2003, por iniciativa da Comissão Europeia e rapidamente recebeu o apoio de escolas, ONGs e instituições públicas e privadas. O objetivo é conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. Na edição deste ano, o tema é “Direitos e Deveres Online: conecte-se com respeito”.

Este ano, a principal atividade é um bate-papo online com o jornalista Marcelo Tas, o deputado federal Jean Wyllys e a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

O bate-papo contará ainda com a participação de jovens que praticam a cidadania na web. A catarinense Isadora Faber relatará sua experiência com o perfil “Diário de Classe”, destacando a possibilidade de usar o Facebook e outras redes sociais para influenciar na formulação e fiscalização das políticas públicas.

Além do bate-papo, a SaferNet Brasil, responsável nacional pela organização da data, lançou um portal interativo para adolescentes, que você pode conferir aqui.

Agentes da Polícia Federal irão realizar uma ação educativa em escolas, lan houses e centros de inclusão digital, dentre outros espaços.

No total, são aproximadamente 60 atividades previstas. Entre as instituições participantes estão Petrobras, GVT, Childhood Brasil, Google Brasil, Polícia Federal, Ministério Público e Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Comentários

comentário(s)

+ There are no comments

Add yours