Evento: o gerente de e-commerce Luiz Dias estará presente no Conexão KingHost 2013


Dentro do cenário de e-commerce, o e-mail marketing se apresenta como uma das maneiras mais diretas de você falar com seu cliente, apresentando baixo custo, rapidez e extrema facilidade com que as métricas das ações podem ser obtidas. Além disso, é uma mídia que apresenta uma vasta gama de oportunidades de vendas.

Luiz DiasLuiz Dias, gerente de e-commerce da Connect Parts, e-commerce brasileiro de peças e acessórios automotivos,  deu excelentes dicas para aumentar sua base de opt-in do seu e-mail marketing em seu blog. Até início de 2012 sob o nome de Dakota Parts, a Connect Parts recebeu ano passado um aporte de 8,7 milhões de dólares do Atomico, fundo internacional de Venture Capital criado por Niklas Zennström, co-fundador do Skype. Dias será um dos participantes do painel de ecommerce que acontecerá durante o Conexão KingHost 2013.

Confira o que ele escreveu sobre o assunto e não deixe de perder a sua participação em nosso evento!

1. DESTAQUE O LOCAL DA CAPTAÇÃO

Muitos varejistas online colocam o box de captação de e-mail nos rodapés das suas páginas. Se sabemos que conquistar o e-mail é ouro para um player de comércio eletrônico, o box de inscrição deve constar pelo menos uma vez antes do primeiro pagedown da sua página. Ele deve ser extremamente fácil de encontrar. Além disso, trabalhe com redundância e permita que seus clientes se inscrevam em diversas páginas do nosso site, sobretudo as mais visitadas.

2. DESTAQUE OS BENEFÍCIOS

Seja persuasivo! Dê a seu cliente boas razões para ele fornecer seu e-mail. Diga a ele que se inscrevendo a partir dali, ele receberá um desconto ou frete grátis na primeira compra, receberá promoções exclusivas ou informações antes de qualquer outro. Tratar seu cliente como VIP é uma estratégia inteligente e dá a ele um motivo não só para se inscrever, como também para manter-se recebendo e sobretudo clicando em seu e-mail marketing ao longo do tempo.

3. EVITE CADASTROS LONGOS
Ao planejar o formulário de cadastro, capte apenas informações imprescindíveis. Evite a distração, porque os e-consumidores são impacientes e certamente vão abandonar um processo longo. Em alguns casos, algumas informações são realmente muito importantes para a sua estratégia, como a segmentação de cadastros por exemplo. Deste modo, uma boa estratégia criar um processo de duas etapas. A primeira etapa, onde captamos as informações imprescindíveis e uma etapa avançada, quando os clientes são convidados a preencher informações adicionais.

4. PROMOVA PROMOÇÕES E CONCURSOS CULTURAIS
Faça de tempos em tempos promoções e concursos para aumentar sua base. Aqui vale a criatividade da equipe de marketing. Apenas não esqueça do objetivo: captar e-mail opt-in. Crie a campanha, seja criativo, mas não se esqueça do Call do Action da Ação. Destaque de maneira sutil a ação que você espera do cliente que é fornecer o e-mail. Não deixe com que essa informação se perca no meio do conteúdo.

5. USE UM E-MAIL DE BOAS VINDAS
Seja humano. Mostre ao seu cliente que a sua loja virtual não é gerenciada por máquinas e sim por pessoas. Não envie um e-mail frio, com layout de mensagem automática. Surpreenda seu cliente! Encante-o! Trate este e-mail como uma oportunidade de apresentar a ele os benefícios de comprar na sua loja e o quanto você se interessa por ele. Um e-mail de boas-vindas bem planejado e executado tem uma taxa de abertura e clique muito alta. Apresente conteúdo e ofertas realmente atraentes. Agrade-o com um benefício realmente decisivo que o faça realizar a primeira compra. O ideal é que o e-mail seja enviado imediatamente após o cadastro.

Luiz Dias, 33 anos, autor do site www.GerenteDeEcommerce.com.br, profissional orientado a resultados, iniciou a carreira na área de criação e através do e-commerce, em 2006 ingressou no marketing digital. Participou da gestão em alguns casos de sucesso no comércio eletrônico como Gimba.com, Centauro.com.br, PaquetaEsportes.com.br e hoje é Gerente Geral de e-Commerce da Connect Parts, a maior loja online de acessórios automotivos da América Latina. Professor e palestrante com experiência de mais de 12 anos, é professor do Curso de Formação de Gerentes de E-Commerce e Marketing Digital da Internet Innovation em São Paulo/SP. Participou como ministrante em diversos eventos, dos quais os de maior destaque foram Fórum E-Commerce Brasil, Pós-Graduação da ESPM Porto Alegre/RS, Graduação Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo/SP, XXXIII CONAC em Foz do Iguaçu/PR e Seminário Locaweb de Negócios Digitais em Bauru/SP e Londrina/PR. Na área editorial, concedeu entrevistas e artigos para o jornal O Estado de São Paulo, revista Wide e portais de internet como Webinsider, Mundo do Marketing e iMasters, entre outros.

Comentários

comentário(s)

+ There are no comments

Add yours