O que é Teste de Software e qual a sua importância?


Colaborador: Douglas Ribeiro

Teste de software é a etapa de controle de qualidade, serve para assegurar que o software está contemplando todas as funcionalidades esperadas e que estas estão funcionando corretamente. Geralmente é a última etapa na construção de um sistema, aplicativo ou game a ser lançado, podendo ser um novo projeto ou uma nova versão.

Entre as tarefas de um profissional de teste, as principais são: entendimento do projeto e novas funcionalidades, planejamento dos testes que serão executados, execução dos testes e registro de defeitos. O profissional de testes deve integrar de um time de desenvolvimento e estar a par do projeto como um todo, pois além de validar as novas funcionalidades, também deve validar o layout, usabilidade e performance.

Para otimizar seu trabalho, o testador ou equipe de testes, pode utilizar ferramentas de automatização. Com isso, há um ganho de tempo muito grande, pois a ferramenta pode realizar testes pré-gravados de forma automática e mais rápida.

Embora algumas empresas e equipes ainda desenvolvam softwares sem a participação de um testador ou analista de testes, esse comportamento tende a ser cada vez mais raro, pois ter um profissional focado na qualidade do software é indispensável e pode comprometer o produto e a imagem da empresa.

 

Caterine Greif

Caterine Greif

Coordenadora de Marketing em KingHost
Entusiasta de Agile Marketing, é formada em Relações Públicas pela PUCRS, possui especialização em Marketing Digital pela ESPM e MBA em Gestão de Projetos pela USP. Com certificação em AdWords e Analytics pelo Google e Inbound Marketing pela Hubspot, possui 10 anos de experiência em comunicação e marketing digital.
Caterine Greif

Comentários

comentário(s)


1 comment

Add yours
  1. Gilson

    Aqui na WindSoft Sistemas, nós implementamos os processos de teste de software a 1 ano e hoje estamos colhendo os resultados: Melhoria da qualidade do produto, melhor documentação do código, e menos retrabalho.

+ Leave a Comment