Dicas para lançar e consolidar o seu negócio no mercado que mais vende no Brasil – Moda


Marketing Digital para o Mercado de Moda

A 37ª edição da São Paulo Fashion Week – SPFW, maior evento de moda do Brasil, ocorreu na semana passada, e as oportunidades de negócio no mercado da moda continuam em alta. Em 2013, segundo o relatório WebShoppers do e-bit, o mercado da moda e de acessórios liderou entre as categorias de produtos comprados online no Brasil, contabilizando 19% das transações.

O aumento do poder aquisitivo e da formalização do trabalhador brasileiro são fatores que estão impulsionando o consumo de moda pela classe média no País. Além disso, esse é um dos segmentos que mais cresce com o avanço da classe C, de acordo com o boletim “Perfil do Consumo de Moda no Brasil das Classes C e D”, divulgado pelo SEBRAE. Conforme o mesmo informativo, 46% da classe C brasileira acessa internet de casa e 70% usa redes sociais.

Por isso, aqui vão algumas dicas sobre oportunidades para quem quer lançar ou consolidar o seu negócio fashion online.

Como está a sua presença online?

O primeiro passo na passarela do sucesso é planejar a sua presença online, ou seja, como será o seu showroom. Você pode optar pelo formato de um site institucional: com catálogo, informações sobre a coleção e onde encontrar os produtos; uma loja virtual: com sua vitrine de produtos, estoque e a possibilidade direta da compra online; ou um blog: para dialogar com seu cliente através de postagens de conteúdo, fotos e comentários.

Se você quer vender a sua coleção online, é importante incluir todas as informações do seu produto ou serviço de forma clara e completa. Inclua uma tabela de tamanhos, com as medidas das peças para cada tamanho, opções de cores e estampas, fotos que valorizem o produto (com a possibilidade de zoom na imagem, para ver detalhes), uma boa descrição, além de opções de envio, prazos e políticas para troca.

 Consolidando seu espaço

Depois que sua marca já estiver presente online, é fundamental investir na divulgação. Da mesma forma que você cuida do ponto de venda físico e como gerar visitas a uma loja, você deve pensar sua divulgação online. Entre algumas ferramentas e técnicas de maior sucesso estão: E-mail Marketing, AdWords (Links Patrocinados do Google), SEO, Redes Sociais e Marketing Indireto. Saiba mais sobre cada uma delas:

Redes Sociais: O Brasil é o 2º país com maior número de usuários que acessam diariamente o Facebook, e também o que mais compartilha vídeos de marcas, no YouTube, no mundo inteiro. Esse é, portanto, um ótimo ambiente para divulgar produtos, lançar promoções, como também para relacionamento com os consumidores, afinal, esse é um excelente canal de diálogo.

E-mail Marketing: é uma ferramenta poderosa para contato direto com seus clientes e interessados. Com ela, você pode enviar e-mails em grande quantidade, personalizando o conteúdo de acordo com os interesses do seu público. É possível também medir o resultado de cada campanha, sabendo quem visualizou sua mensagem, quem clicou e visualizou seu site ou loja. Confira como criar e-mails eficazes, realizar testes e mais, nos posts do nosso blog. E se você quer começar já a sua divulgação, conheça os planos de envios que a KingHost oferece para você: https://www.kinghost.com.br/email-marketing.

AdWords: quando você realiza pesquisas no Google, com certeza, em algum momento você já observou links destacados na parte superior e na lateral direita dos resultados. Esse é um serviço de anúncios oferecido pelo Google relacionado às buscas de palavras-chave, ou seja, os termos pelos quais os visitantes buscam. Os anúncios são exibidos de acordo com a palavra-chave, lance e outros filtros definidos pelo anunciante. Com planos de investimento bastante flexíveis e resultados medidos um a um, você pode contar com a KingHost, que é Parceiro Premium PME do Google e especialista neste assunto, para gerenciar estas campanhas para você: https://www.kinghost.com.br/adwords.

SEO: sigla derivada de Search Engine Optimization e bastante conhecida como Otimização de Sites ou Otimização para Buscas. Em resumo, é a otimização da posição de um site na lista de resultados de uma busca, para que ele seja facilmente encontrado por buscadores como Google, Yahoo e Bing, quando o usuário realiza a pesquisa. Há diversas técnicas focadas em criar um conteúdo relevante para o público que procura assuntos relacionados ao seu site. Especialistas no assunto podem auxiliar sua marca a estar melhor colocada nas buscas.

Marketing Indireto: consiste em incluir mensagens publicitárias de forma sutil no conteúdo, um bom exemplo para o mercado da moda são posts e reviews pagos de produtos em blogs sobre o assunto. É uma prática bastante adotada no mercado fashion. A mesma técnica pode ser usada em outros canais como redes sociais e até mesmo offline.

Siga antenado nas tendências e nas oportunidades, para seu negócio ter ainda mais sucesso. Conheça os produtos da KingHost e saiba no que mais ela pode auxiliar o seu negócio. Acompanhe nosso blog e redes sociais.

 

Caterine Greif

Caterine Greif

Coordenadora de Marketing em KingHost
Entusiasta de Agile Marketing, é formada em Relações Públicas pela PUCRS, possui especialização em Marketing Digital pela ESPM e MBA em Gestão de Projetos pela USP. Com certificação em AdWords e Analytics pelo Google e Inbound Marketing pela Hubspot, possui 10 anos de experiência em comunicação e marketing digital.
Caterine Greif

Comentários

comentário(s)


+ There are no comments

Add yours