Dicas para sites: SEO, design e conteúdo


Se você pensa em ter seu site, ou já tem, mas não está satisfeito com os resultados obtidos, existem medidas que podem melhorar tanto o visual do seu espaço online quanto a interação dos usuários com o conteúdo oferecido.

Algumas pessoas optam por soluções econômicas e práticas na hora de criar seus sites. Na KingHost, oferecemos uma ferramenta chamada Criador de Sites, com o criador você pode desenvolver de maneira fácil e intuitiva um site. A ferramenta é ideal para quem possui um negócio de pequeno ou médio porte e deseja dar o primeiro passo para estabelecer uma presença online.  Independentemente da ferramenta utilizada para a criação do seu site, é interessante notar alguns aspectos que podem beneficiar (e muito) suas páginas.

Separamos aqui dicas simples, porém efetivas, para otimizar seu espaço online:

Tenha um conteúdo interessante

Conteúdo é o item mais importante do seu site. Tenha em mente o público que você deseja atingir enquanto elabora os conteúdos. Pesquise e revele informações importantes e acuradas a respeito do seu tópico. O conteúdo precisa ser relevante, entregue ao usuário o que ele procura.
Caprichar no conteúdo também significa escolher cuidadosamente quais as informações são realmente relevantes e importantes, deixando o material exposto mais enxuto possível. Adicionar muitas informações na mesma página pode tornar a experiência do usuário confusa, especialmente para visitantes novos. Mantenha o aspecto do seu conteúdo conciso e organizado.

Fique de olho nas buscas

Para otimizar o conteúdo do seu site, deixando-o mais visível aos olhos do Google, existem alguns elementos básicos que precisam ser observados. Por exemplo, o título e a descrição do seu site são cruciais para as buscas, inclua palavras-chave sempre que possível. Use o Google Trends e outros serviços para descobrir quais as palavras-chave que possuem maior volume de buscas no seu segmento. Depois, construa conteúdos apropriados e utilize as keywords identificadas anteriormente sempre que for possível e relevante.

Não esqueça de formatar o texto de maneira apropriada, utilizar títulos, subtítulos (H1,H2,H3, etc.) e negrito são exemplos de boas práticas. Desta forma deixamos claro para os buscadores que algumas palavras são mais importantes que outras no texto. Dê atenção especial ao H1, no HTML essa ‘metatag’ representa o título mais importante do seu site. Sendo assim, esforce-se para iniciar o título com a palavra-chave que você deseja ter a sua marca associada.

Ofereça uma boa primeira impressão

É aconselhável contratar um profissional para criar a identidade visual da sua empresa. Um logo criado por um designer transmitirá credibilidade e segurança aos seus clientes e potenciais clientes. Com a imagem que representa sua empresa pronta, ficará fácil dar um ar profissional e elegante ao seu site. O logo é a imagem referência da sua empresa, portanto, tenha o cuidado de usá-lo em um local proeminente do seu site.

Ofereça uma experiência agradável de conteúdo utilizando bem os espaços em branco e as imagens. Sempre que pertinente, utilize imagens relacionadas ao texto em questão. Use espaços generosos entre parágrafos para dar um momento de descanso aos olhos do leitor. Outro aspecto visual importante são as cores, utilize-as de maneira estratégica. Uma paleta essencialmente neutra para o site irá, possivelmente, conferir uma aparência elegante, limpa e moderna a ele.

Entregue uma experiência agradável

Muitos sites são construídos tendo em vista o seguinte pensamento: usuários entrarão pela home page e só depois irão acessar outras páginas. Ao contrário desta idéia, cada página do seu site é uma potencial porta de entrada para os usuários. Por isso, todas as páginas precisam conter as informações principais da sua empresa (o que é, para quem, onde fica, etc.). Outra dica importante para beneficiar a experiência do usuário é adotar um design responsivo. Esta tecnologia apresenta o conteúdo de forma adaptada para o usuário, dependendo do dispositivo que ele utiliza para acessar o site. Para não comprometer a experiência do usuário, lembre-se de utilizar imagens otimizadas para a web e fique longe de conteúdos que possam pesar na hora do carregamento das suas páginas. Confira esse post e entenda melhor como evitar que o seu site fique lento.

Planeje, teste e repense suas decisões

É interessante acompanhar os resultados de cada decisão tomada e implementada. Considere utilizar uma ferramenta, como o Google Analytics, para acompanhar informações sobre comportamento do usuário no seu site. O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e mostra informações incríveis, por exemplo, o tempo médio que as pessoas permanecem em cada página, quais as páginas mais acessadas, as páginas com maior rejeição e etc. Utilizando estas informações você pode identificar o que precisa ser melhorado, priorizar mudanças e conhecer o impacto destas alterações no comportamento de clientes e futuros clientes. Veja aqui 5 dicas essenciais para o Google Analytics.

 

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)