5 motivos para implementar o certificado SSL


Esse artigo explora a importância e os benefícios do certificado SSL (Secure Socket Layer). Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que, se você utiliza qualquer aplicativo que administra informações sensíveis, você necessita da encriptação da informação através do certificado SSL. Uma vez que informações sensíveis são trocadas na web sem o SSL, os dados ficam facilmente acessíveis a terceiros. Esta é a principal motivação para o uso do certificado. Porém, listamos aqui alguns motivos que vão além desta compreensão essencial.

Oferecer segurança de dados
Segurança na navegação é o principal motivo para adotar o certificado SSL. Com o certificado, você garante que dados importantes dos seus clientes trafeguem com segurança, sob criptografia forte. A criptografia é uma codificação das mensagens trocadas através do seu site, a qual pode ser decifrada apenas através das chaves que o destinatário da mensagem possui. Como consequência disto, outra segurança oferecida pelo certificado é a integridade dos dados trocados. Isto é tão importante para o emitente quanto para o receptor da informação, ambas as partes ficam confiantes de que dados não serão adulterados ou forjados na transação.

Um exemplo clássico da segurança que o SSL proporciona é a proteção contra phishing. Esta prática criminosa é caracterizada pelo envio de emails aos clientes de determinada empresa, onde criminosos tentam imitar uma comunicação oficial. Neste caso, existem duas possíveis formas de ataque; criminosos podem incluir um link no email para seus próprios websites (tentando passar-se pelo oficial) ou podem utilizar o próprio site da empresa oficial como meio para copiar as informações trocadas durante a transação (com um criminoso acompanhando a comunicação). Nos dois casos citados, o SSL protege tanto o cliente quanto a empresa atacada, deixando evidente o crime.

Obter vantagem competitiva
O certificado SSL é uma maneira de garantir privacidade na web e boa parte dos usuários já sabem disso. Em geral, consumidores que compram online reconhecem um site seguro, graças aos sinais como o HTTPs na barra de endereço, o selo de proteção, entre outros. Graças a estes sinais, um negócio pode fortalecer a confiança na marca. Além disso, para conseguir o certificado que proporciona a navegação segura, a identidade do seu site precisa ser confirmada por uma autoridade certificadora, ou seja, você conta com a vantagem de ter seu site legitimado como uma representação da sua marca.

Expandir o seu negócio
Em seu site do Brasil, o paypal divulgou recentemente que mais de 80% dos usuários utilizam cartões de crédito para pagar suas compras online. Eles atribuem a larga adoção do cartão de crédito às possibilidades de pagamento parcelado e sem juros, mas também existe a idéia de segurança associada ao seu uso. Para você poder oferecer esta facilidade é necessário entrar em contato com uma operadora e fazer uma adesão. Porém a possibilidade de oferecer o pagamento em sites via cartões de crédito está ligada ao uso do certificado SSL. As operadoras requerem este sistema para garantir a integridade das operações online.

Otimizar SEO
Diversos fatores influenciam a colocação de sites no ranqueamento do Google. Em 2014 saiu um artigo no blog Webmaster Central do Google, onde eles comentam sobre como a segurança na web é uma prioridade para o Google e estabelecem o protocolo HTTPS (obtido através do uso do certificado SSL) como mais um fator para obter-se um bom ranqueamento. De acordo com o post, atualmente o peso deste aspecto no algoritmo é pequeno, mas é provável que a influência deste fator aumente no decorrer do tempo. Tudo isso, como estímulo ao uso da navegação segura na web.

Dicas do Google para ter seu site com SSL beneficiado nas buscas, incluem: ter cuidado para não bloquear seu site da indexação através do arquivo robots.txt e permitir a indexação de páginas quando possível, evitando a tag noindex no seu código.

Ter o custo otimizado
Por fim, muitos vêem o custo associado ao uso do SSL uma desvantagem do produto. Porém, como comentamos acima, o certificado é um investimento importante. Ainda com relação ao custo, é possível escolher um plano que se adapte à sua necessidade. Na KingHost, a certificação pode ser adquirida para o domínio principal ou somente para um subdomínio específico. Você escolhe seu plano SSL de acordo com a necessidade do seu negócio. Conte com nosso suporte para ajudá-lo a escolher a melhor opção para seu caso. Confira aqui nossas opções!
Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)