Developerweek Vitória: Marketing Digital, Desenvolvimento e muito mais!


O DeveloperWeek Vitória foi marcado por muito conteúdo relevante na área de Marketing Digital, Front, UX, Produto, Back-End e Cloud. O grande destaque do evento foi o usuário: como entendê-lo, desenvolver soluções e aplicações que de fato satisfaçam suas necessidades reais.

Diariamente, empresas do mundo todo buscam entender a demanda gerada por diferentes públicos, e é através de experimentos e entregas que prezam pelo valor percebido pelo cliente que novas estratégias podem ser traçadas – tudo com a intenção de compreender e satisfazer o usuário. O que geralmente não é levado em consideração, é que o usuário nada mais é do que uma pessoa, como eu e você: temos necessidades diárias, desejos, e dificuldades a serem superadas. A premissa básica então, é pensar – de verdade – nas pessoas que estão do outro lado do monitor, interagindo com o seu site, sua empresa, seus produtos e serviços.

A criação de personas pela Wine

Saber sobre o perfil do usuário para o qual você está trabalhando é a melhor maneira de tomar decisões mais assertivas para definir desde a estratégia do seu negócio até features de um sistema. A equipe da Wine utiliza o sistema de criação de personas, um método que consiste em fazer uma pesquisa aprofundada com o público com que se comunica para compreender as características dessas pessoas – isso foi feito com informações que a empresa já tinha, além dos dados coletados através de uma pesquisa que, inicialmente, resultou em relatórios gigantescos. A solução para isso? Um conteúdo visual com atributos de cada persona considerando, por exemplo, quanto ela entende de vinho, se ela está disposta a interagir, o quanto ela gosta/admira a Wine, entre outros.

Quais recursos usar em cada fase da jornada de compra

Antes de realizar uma compra, a maioria dos usuários é impactada por diversas formas de comunicação, e entender o caminho pelo qual passam seus futuros clientes é essencial! Ricardo Sangion, do Pinterest  falou sobre a importância de alimentar redes sociais e canais relevantes para cada público, para que o relacionamento entre a empresa e o cliente aconteça.

O processo de buscas também teve o seu momento no evento, já que ele faz parte do caminho da decisão de compra da maioria dos usuários. Will Trannin, do SEO Master destacou a importância do resultado da busca orgânica para qualquer empresa, já que isso demonstra credibilidade e autoridade ao site, e também ao conteúdo dele. Trannin deu dicas práticas sobre SEO nesse sentido:

– Usar negrito cor ou link em palavras-chave

– Criar Headings significativos

– Fazer listas

– Discorrer sobre uma ideia por parágrafo

– Alocar as frases mais importantes no começo

– Usar o menor número de palavras que o convencional

Outro ponto importante: a conversa da empresa com o cliente através de canais como o email marketing sem a personalização adequada. Foi o assunto tratado por Ricardo Rodrigues, da Social Miner: de que adianta, por exemplo, um email marketing que oferece desconto em determinado produto, para um cliente que já comprou esse mesmo produto no mesmo ecommerce? Uma comunicação bem direcionada é bem vista pelo cliente, e para isso, é importante pensar qual é, realmente, o seu interesse. Um lembrete valioso: o mailing é uma lista com o endereço de várias pessoas, lembra? Com necessidades, desejos e informações.

Como ganhar tempo no dia a dia de desenvolvimento

Lembre-se: a tecnologia existe para trabalhar em seu favor não contra. Leandro Vieira, da Apiki falou sobre técnicas para que sua aplicação em WordPress seja segura, afinal esse é um CMSs muito usado e que pode encurtar muito o caminho de um projeto final. A utilização de APIs é também uma ótima maneira de ganhar tempo: são atalhos que podem ser utilizados por sua empresa para melhorias. Essa foi a dica da equipe do Mercado Livre, que abriu sua API recentemente, e reforçada por Kleber Bacili da Sensedia e de Arnaud Seydoux da Maplink em suas palestras. Você não precisa construir tudo do zero, aproveite o que já está pronto, usando sempre os critérios recomendados de segurança para criar aplicações com mais agilidade!

Never Giver up. Great things take time!

“Never Giver up. Great things take time!” foi a principal mensagem de Bernard de Luna em sua palestra. Trabalhe duro! Pense no usuário, e o quanto você está realmente sendo relevante para ele. Você está entregando um ótimo produto? Está trabalhando com uma comunicação útil? Seu negócio tem um propósito de existir que realmente faça diferença na vida das pessoas? Então fique tranquilo que tudo tem seu tempo, e alguns resultados precisam de certo tempo para aparecer! E não esqueça, você vai pode sempre contar com a gente nessa jornada. 🙂

Caterine Greif

Caterine Greif

Coordenadora de Marketing em KingHost
Entusiasta de Agile Marketing, é formada em Relações Públicas pela PUCRS, possui especialização em Marketing Digital pela ESPM e MBA em Gestão de Projetos pela USP. Com certificação em AdWords e Analytics pelo Google e Inbound Marketing pela Hubspot, possui 10 anos de experiência em comunicação e marketing digital.
Caterine Greif

Comentários

comentário(s)

Categories