Conteúdo para mobile: como fazer?


Depois de acompanhar o evento de Content & Mobile promovido pelo Digitalks no mês passado, reunimos algumas perguntas e respostas frequentes sobre esse tema. Basicamente, o mobile já é realidade para algumas empresas, mas mesmo nessas, algumas dificuldades ainda são observadas. Ao passo que empresas menores ainda buscam maneiras de se adaptar ao mobile, levando em conta suas metas e objetivos com essa ação.

O conteúdo/branding pode levar à conversão, considerando o mobile?

A resposta é sim. Afinal, conteúdo não é só texto, e branding não é só visual. O conceito de ambos os termos podem ser melhor explicados, e a partir daí, conseguimos começar a perceber o potencial de  cada um deles. A conscientização do cliente sobre seu produto através de um conteúdo bem pensado, é um dos pontos que fará parte da jornada do consumidor – que é diferente para cada um deles. Sobre o conteúdo, perceba que ele não se trata apenas de texto. Conteúdo é SEO, é a forma como seu site é estruturado, é a forma com a qual você se comunica com seu cliente através de redes sociais, envios de email marketing, respostas à reclamações e/ou perguntas feitas através dos canais de comunicação disponibilizados pela empresa para qual você trabalha.

Como é fazer SEO para mobile focado em performance?

O desafio é maior porque o espaço é menor. Portanto, quando se trata de mobile, será preciso sintetizar a informação, sem perder qualidade e relevância. Assim como os próprios textos, as meta tags deverão ser mais enxutas. Antes disso, vale a pena investir em pesquisa e análise netnográfica, assim será possível conhecer melhor com quem está se falando, e o que essas pessoas querem saber.

Em termos de SEO para mobile, existem ainda variações de acordo com sua situação. Vende online? Então se prepare para um desafio maior, já que o ecommerce para mobile é relativamente novo – os usuários ainda não compram pelo mobile com a frequência com a qual fazem pesquisas e depois fazem a compra no desktop. Sua empresa é offline? Não perca tempo e invista em um site amigável para dispositivos móveis. Pelo fato de muitas pessoas pesquisarem online antes de fechar a compra, a probabilidade de o seu público estar buscando pela sua empresa na internet, mesmo sem esperar para fazer uma compra online, é grande.

Alguma dica de alternativa econômica para tornar meu conteúdo próprio para mobile sem ter que investir no desenvolvimento de um site nesse formato?

Lembre-se: o Facebook já é responsivo. É uma plataforma que pode ser amplamente aproveitada quando o assunto é conteúdo. Além disso, você conta com a vantagem de que a maioria de seus usuários e futuros clientes já estão inseridos nessa rede, agora, basta entender melhor sobre como utilizá-la em seu favor. O Facebook pode ser um grande aliado para o seu negócio!

Ariadne Cercal

Ariadne Cercal

Formada em Marketing pelo Senac RS e com especialização em Marketing Digital pela FAE (Curitiba).
Ariadne Cercal

Últimos posts por Ariadne Cercal (exibir todos)

Comentários

comentário(s)