Analisando erros de email marketing


Ao fazer o envio de uma campanha de email marketing, a maioria das ferramentas consegue apontar para o usuário que está fazendo esse disparo, os possíveis erros de email marketing detectados pelo sistema, permitindo que as alterações necessárias sejam feitas. Assim, antes de fazer o envio oficial do email, é possível fazer alguns testes previamente. Isso vai garantir que os destinatários recebam um email de qualidade e relevância altas.

Quantidade de texto

É verdade que imagens costumam ser mais eficientes na atração de atenção dos usuários que recebem um email marketing. Ainda assim, o texto é muito importante para que haja um equilíbrio percebido pelas próprias ferramentas de envio de email marketing. Uma vez que um email é composto apenas de imagem, a probabilidade de essa mensagem se tratar de um SPAM, é lida como alta pelos softwares de envio de email marketing.

Equilíbrio no caso de email marketing, portanto, será: textos sucintos que comuniquem o que você planejou, de maneira clara. A dica é descrever bem os produtos que estão sendo promovidos nesse email, sendo direto e descritivo.

Títulos considerados suspeitos

Para evitar que os usuários tenham experiências negativas com o email marketing, as ferramentas de envio também consideram o título criado para envio das mensagens de email. Afinal, o título será o fator decisório para que o usuário abra (ou não) um email. Portanto, evite a utilização de caracteres especiais, ou títulos como “Desconto de 100% em produtos que custam R$20,00”, “Isto não é um SPAM”, etc. Esse tipo de título levanta um alerta que faz com que as ferramentas de email marketing identifiquem essas mensagens como sendo possíveis situações de SPAM, impedindo que sua mensagem chegue até a caixa de entrada do destinatário.

Assim como no item anterior, a dica é ser prático e direto. O assunto do email deverá sim ser bastante atraente para o seu cliente, e se o se principal atrativo for preço, por exemplo, foque em palavras alternativas que deixem claro esse fator: “descontos exclusivos”, “baixa de preços”, etc. A repetição de palavras também não é nada indicada.

Fazendo buscas sobre o assunto, você irá perceber que existem dicas bastante rigorosas quanto ao que inserir ou não no título de um email. E isso tudo deve ser considerado levando em conta o bom senso, é claro.

Mais do que qualquer prática, o email marketing depende muito da reputação que você cria para o seu endereço de disparo de emails. É a partir desse endereço que seu conteúdo começará a ser avaliado pelos provedores dos destinatários. Portanto, ter cautela com a criação de conteúdo do seu email marketing, é uma estratégia essencial!

Ariadne Cercal

Ariadne Cercal

Formada em Marketing pelo Senac RS e com especialização em Marketing Digital pela FAE (Curitiba).
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