Construindo páginas mais persuasivas – WordCampBH


O conteúdo deste artigo é sobre a palestra “Páginas 8 vezes mais persuasivas” apresentada por Leonardo Passos. O palestrante trouxe um conteúdo bastante rico com diversos exemplos sobre como persuadir e converter mais, utilizando os meios online, em especial os sites institucionais. Em breve traremos mais conteúdos do WordCamp para o blog da KingHost. Acompanhe!

Para quem não conhece, o Wordcamp é um evento organizado pela comunidade WordPress para a troca de informações a respeito da plataforma, confraternização e networking. Existem conferências WordCamp acontecendo em diversas partes do mundo, durante o ano todo, para ficar por dentro é só visitar o Central WordCamp.

Leonardo trabalha na agência AFirma de Belo Horizonte. Além da sua experiência, ele indicou 4 materiais como referências principais da sua palestra:

As armas da persuasão – Robert Cialdini

Poder de Comunicação – Lair Ribeiro

Webs of Influence – Nathalie Nahai

Hooked – Nir Eyal

O palestrante iniciou com uma afirmação: os detalhes que fazem toda a diferença para quem quer destacar seu produto, e essa máxima serve para praticamente qualquer área. O exemplo citado na palestra foi o de uma corrida de cavalos, onde o vencedor ganha por uma diferença de menos de 40 cm ou poucos milésimos de segundos. Em meio a tantas opções online, diferenciar-se, ainda que por pouco, pode ser decisivo para ocorrer a conversão.

Segundo dados do Google, a média de páginas navegadas por cada lead é 2,4. Portanto, é necessário encarar cada página do seu site como uma oportunidade única de vendas. Para aproveitar a chance de vendas gerada pela visita dos leads ao seu site, é necessário conhecer o público que ali navega. Nesse ponto, o palestrante falou sobre a importância da construção de personas para seu negócio e a importância de ajustar a sua comunicação para o contexto específico (geográfico, econômico, cultural, etc.) do público que deseja atingir. Para quem quer criar oportunidade de vendas é muito importante desenvolver empatia com os clientes e possíveis clientes.

Além da linguagem, o layout do seu site é também muito importante para atingir objetivos de conversão. A aplicação correta da formatação nos seus textos, a busca da simetria em todas as mídias utilizadas e a disposição de informações de contato sempre visíveis foram alguns exemplos das dicas que Leonardo enfatizou. Ainda sobre o uso das mídias, o palestrante falou da importância de técnicas de temperatura de cor, tom, contraste e imagens de boa qualidade para a persuasão online.

Leonardo citou que a cada 100 clientes decididos a comprar determinado produto, 82 optam por produtos que utilizam o vídeo como mídia expositiva. Isto é uma desvantagem muito grande para as empresas que ainda não utilizam vídeos para se promoverem.

Assim como já citamos em nosso infográfico sobre landing pages, o palestrante aconselhou a exposição dos testemunhos de clientes como prova social sobre seus produtos, o uso de listas de benefícios que seus produtos podem trazer à quem adotá-los e a limitação das opções de navegação para trazer benefícios aos resultados das suas páginas.
Confira os slides da palestra:

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
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