O que analisar nos resultados de envio de uma campanha de Email Marketing?


Depois de fazer o primeiro envio de email marketing, a ansiedade por saber se os resultados estão de acordo com a expectativa, é grande. Para isso, nada melhor do que saber exatamente o que analisar. Isso porque cada envio terá um objetivo diferente, sendo assim, o que é altamente relevante para uma empresa, não é necessariamente o que irá demonstrar resultados buscados para outra.

Então, em primeiro lugar, antes de abrir o relatório de resultados do envio, tenha anotado o que você quer encontrar. Algumas opções são: número de pessoas que clicaram em determinado link; número de pessoas que abriram o email; número de pessoas que não receberam o email… As possibilidades são várias. Entenda sua necessidade, e mãos à obra!

Taxa de entrega e erro

Tendo em vista o número total de emails enviados, essas taxas são essenciais para entender (em números) se sua lista está qualificada. Muitas vezes, as listas acabam ficando obsoletas porque muitos dos emails ali cadastrados já não estão mais ativos, ou no caso de listas novas, alguns emails podem conter erros de digitação. Por isso a importância de prestar atenção a esses números e na manutenção de suas listas. Ainda nesse relatório, é possível encontrar a parte de mensagens com erro de entrega. Ali, organizados em forma de tabela, estão os motivos de erros encontrados pela ferramenta, como “caixa cheia”, “domínio inválido”, “conta inválida”, etc.

Aberturas

Essa parte do relatório apresenta informações valiosas: o endereço de email que abriu o email marketing enviado, a informação de descadastramento de sua lista de emails (quando selecionada pelo usuário que recebeu seu email), a data e o horário da última abertura do email, e o número de visualizações por usuário. É nesse momento em que é possível ter uma visão mais detalhada sobre a percepção do usuário sobre o email recebido!

Nessa parte do relatório, você também poderá entender qual é o horário que mais contou com aberturas da mensagem enviada. Com essa informação, você poderá: investir em uma comunicação mais institucional em horários “certos” de abertura, e em mensagens que foquem em descontos e condições atrativas para que outros horários também acumulem resultados.

Relatório de cliques

Na parte de lista de cliques, é possível visualizar exatamente qual email clicou em qual link. Mais uma oportunidade de segmentação! Os contatos que mais clicam em suas campanhas poderão formar uma nova lista, para ser tratada com cuidado e benefícios exclusivos – um agradecimento ao fato de que esses são usuários fieis ao seu conteúdo J

Já na parte de mapa de cliques, você analisa de um jeito muito intuitivo quais foram os espaços mais atrativos do email enviado. Com isso, algumas ideias surgem: os locais mais valiosos do layout que você escolheu, o conteúdo que mais chamou atenção, o link mais procurado… Com esse relatório, é possível fazer testes de layouts e conteúdos. Entender se a localização de um botão interfere ou não nos resultados de cliques nele, ou se o posicionamento de determinada mensagem ou produto interfere na conversão, etc.

Descadastrados

É para essa lista de contatos que você não deverá mais enviar emails. Mas eles também servem para você incrementar sua análise estratégica. Esse relatório lista os motivos de descadastramento, que é selecionado pelo usuário no momento da opção de descadastro. A frequência de envios ou a linguagem utilizada nas mensagens são algumas das alternativas oferecidas ao usuário, e permitem que você entenda os principais motivos que fazem com que as pessoas optem por deixar de receber seus emails. Considere isso sempre que for criar novas campanhas!

Localização das aberturas

Aqui você poderá visualizar o número total de aberturas, e como esse número se distribui em diferentes países e estados do mundo. Mais uma oportunidade de criar campanhas específicas para determinadas regiões o país ou do mundo! Lembretes de aniversário desses estados, e descontos exclusivos e sazonais podem ser boas estratégias!

Erros

Caixa cheia, domínio inválido, conta inválida, entrega não autorizada, e outros erros podem ser observados nessa parte do relatório. A análise aqui é válida para ver se você tem algum erro no formulário de cadastro que ofereceu a seus clientes e usuários em geral. A repetição do mesmo erro de envio pode indicar esse ou outros possíveis obstáculos passíveis de correção.

Por fim, lembre-se de considerar os objetivos que você determinou na hora de pensar no envio de suas campanhas de email marketing. É a partir deles que você poderá criar novas listas de contato, pensar em ideias diferentes de conteúdos e estratégias de envio.

Ariadne Cercal

Ariadne Cercal

Formada em Marketing pelo Senac RS e com especialização em Marketing Digital pela FAE (Curitiba).
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