O seu site tem um mapa?


A estruturação de um site vai muito além do layout. Para quem já trabalha com desenvolvimento, SEO, ou áreas relacionadas ao funcionamento de um site, isso não é novidade. Mas se você está iniciando seu aprendizado na busca de melhores resultados de posicionamento nas páginas de resultados de buscas no Google, ou então quer manter seu site organizado da melhor maneira possível, a dica é saber mais sobre sitemaps.

Os sitemaps são arquivos em formato xml ou html que listam, de maneira organizada, todo o conteúdo e links que estão em um website. Essa estruturação faz com que os robôs do Google e de outros buscadores importantes possam determinar a relevância de um bom posicionamento para o conteúdo do seu site.

Mais do que valorizar e organizar o conteúdo já existente tem um site, o sitemap será muito útil para sites que não são referenciados por outros sites com frequência (backlinks), websites muito grandes, e sites que não foram construídos da melhor maneira e consequentemente, não tem a navegabilidade bem estruturada – dificultando o acesso dos visitantes.

É verdade que não são todos os sites que precisam, necessariamente, de um arquivo de sitemap em sua composição. Ou seja, o fato de o seu site não ter um sitemap não irá bloqueá-lo de ser indexado pelo Google, mas contar com um sitemap bem estruturado, irá potencializar os resultados do seu site em diferentes frentes:

– facilitar a navegação dos visitantes de seu site;

– facilitar a leitura do Google e demais buscadores do conteúdo do site;

– organizar de maneira lógica todos os links de um site.

O nome, as funções, e o fato de o sitemap ainda não ter sido praticado por alguns, faz com que isso pareça algo complicado demais para alguém que não trabalha na área da tecnologia fazer. No entanto, algumas ferramentas facilitam muito para quem quer criar seu primeiro sitemap.

O slickplan.com, por exemplo, é uma ferramenta intuitiva e que somente conta com planos pagos. Mas é possível fazer um teste durante 30 dias, e a partir dele, criar seu próprio sitemap! Ao fazer sua inscrição, o usuário recebe dicas do Slickplan, como o de fazer alguns testes e exemplos de sitemaps antes de fazer o mapa final. Além disso, é possível adicionar colaboradores ao seu projeto, o que possibilita que outros funcionários de sua empresa também possam aprender e se envolver com a estruturação do mapa do seu site!

Depois de criar o mapa do seu site de maneira intuitiva e simples, você poderá fazer o download da versão em html ou xml. Dessa maneira, você não precisa ter conhecimento técnico para criar um sitemap do seu website, e ainda assim, poderá deixar seu conteúdo muito mais profissional e eficiente. Vá além e faça o teste! Vale a pena entender mais sobre o seu site e o funcionamento dele para alcançar seus objetivos.

Ariadne Cercal

Ariadne Cercal

Formada em Marketing pelo Senac RS e com especialização em Marketing Digital pela FAE (Curitiba).
Ariadne Cercal

Últimos posts por Ariadne Cercal (exibir todos)

Comentários

comentário(s)