Uma estratégia para chamar de sua


Se você já pensou ou já experimentou divulgar sua empresa tanto dentro quanto fora da internet, com certeza já se deparou com uma dúvida crítica: exatamente para quem vou divulgar isso?
Segmentação de público e estratégia de marketing podem parecer técnicas robustas demais para pequenas empresas ou para negócios que estão iniciando sua jornada. Mas saiba que, independente do tamanho do seu negócio ou do seu conhecimento em marketing, você tem algumas informações altamente necessárias, e mais: exclusivas.

É fato que profissionais tem técnicas, dicas, ações e práticas que são adquiridas com muito estudo e experiência. Mas tem uma coisa que só você, que respira o seu negócio diariamente vai saber: o propósito da sua empresa. Pense além de “vender mais e faturar muito”. Claro, nós também queremos que você consiga atingir esse, que é o objetivo mais comum para qualquer empresa. Além disso, o propósito da sua empresa é aquele motivo que fez com que você abrisse sua empresa, em primeiro lugar. O que motivou você a ter seu negócio próprio, e lá atrás, qual era o público que você imaginava que iria se interessar pelo seu produto?

Provavelmente essa última pergunta já teve diferentes respostas. E isso é normal. O público-alvo pode mudar de acordo com as mudanças de cada empresa, e até com as mudanças que ela sofra frente ao mercado como um todo. Mas você tem acesso direto às pessoas que entram em sua loja, que acessam o seu site (Google Analytics te dá essa resposta, veja aqui).

Portanto, sabendo – mesmo que aproximadamente – qual é o perfil do público interessado em seu negócio, você poderá estabelecer sua estratégia inicial para se comunicar priorizando a fácil compreensão desse grupo.
Se você já observou que seu público é, em maioria, composto por jovens, então poderá apostar em uma linguagem mais descontraída e despojada em emails, posts em redes sociais, e mesmo na maneira de atender esse cliente via telefone, por exemplo.

Se o seu público conta com pessoas com uma faixa etária maior, então preze por uma linguagem mais descritiva, e de fácil e rápido entendimento (também estamos considerando aqui email marketing, posts em redes sociais, conversas ao vivo).
Assim que você perceber e registrar essas informações (pode ser em um bloco de notas, online ou off-line), verá que tem os primeiros passos da sua estratégia de comunicação. Determinando o público com o qual você de fato se dirige através de comunicados, emails, e mensagens em geral, você já consegue estabelecer várias práticas que você deve ou não aplicar nesse público.

Dedique-se a entender o seu negócio e resgatar sua essência. Essa é uma maneira excelente de pensar em novas ações e novos testes que poderão aumentar suas vendas e consequentemente, melhorar o relacionamento com seus atuais clientes.

Ariadne Cercal

Ariadne Cercal

Formada em Marketing pelo Senac RS e com especialização em Marketing Digital pela FAE (Curitiba).
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