Conexão KingHost entrevista Erico Fileno


Nessa conversa Erico, que é Consultor, Professor e Coordenador de curso na área de Design Centrado no Usuário, falou de aprendizados e alguns conceitos básicos que cercam a área.

Erico trabalha com design estratégico há mais de 20 anos, tendo experiências nas áreas de inovação, publicidade, conteúdo, educação, banking, mobile e outros. Ele é evangelista do designer de interação no Brasil e lider local do IxDA.

Nessa entrevista, entre outras coisas, ele falou sobre diferença entre design de serviço e design de interação.

Erico explicou que o design de serviço, por definição, leva em consideração todas as interações entre todas as pessoas envolvidas em um projeto, os processos, os sistemas, os espaços, os dispositivos, etc. O design de serviço precisa planejar toda a jornada de interação, toda a transação que acontece além da tela de um dispositivo.

Já o design de experiência se concentra principalmente na concepção e desenvolvimento das interações digitais que acontecem em algum tipo de interface. O que normalmente remete a desktops, smartphones ou tablets. Tanto o design de experiência como o de serviço, também poderão incluir o desenvolvimento de pontos de contato, como quiosques, internet banking ou sistemas interativos por voz.

Além de falar sobre definições e aprendizados, Erico dá uma super dica de leitura para quem está iniciando na área. Não perca os vídeos abaixo!

 

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)