6 práticas de email marketing para otimizar suas campanhas


Se você quer fazer do email marketing seu parceiro em 2016 vale a pena conferir e aderir a essas práticas. No artigo, além de destacar 6 tendências, entregamos dicas quentes para executá-las de modo eficiente.

Email de boas-vindas

Um bom programa de boas-vindas é algo crucial para o sucesso de suas campanhas e é certamente parte das tendências de email marketing para este ano. Idealmente essa mensagem de boas vindas não deve ser muito engessada, ela deve proporcionar acolhimento e apresentar sua empresa. Tente proporcionar uma experiência de integração ao novo usuário.

O e-mail de boas-vindas é um dos emails mais importantes em seus esforços de e-mail marketing, já que ele é um dos emails mais lidos pelos usuários. Esses emails são, geralmente, configurados para serem disparados automaticamente a partir de sua plataforma de email marketing quando um novo usuário é adicionado à sua lista de contatos. Certifique-se de projetar bem esse conteúdo, fornecendo um botão para a confirmação da assinatura e adicionando ofertas promocionais relevantes. O conteúdo recomendado também deve incluir uma mensagem de agradecimento pela inscrição, encorajando o usuário a marcar seu endereço como um remetente seguro. Não esqueça de testar o email para determinar se o conteúdo e o call to action presentes estão ok ou poderiam ser melhor apresentados.

Obtenção progressiva do perfil do lead

Também conhecido pelo termo em inglês progressive profiling, esse é um sistema onde sabemos mais sobre o lead através da obtenção progressiva de informações. Isto não só constrói interatividade, mas ajuda a melhorar o engajamento geral através da segmentação dos envios.
Em formulários de perfis progressivos, quando um visitante preenche um formulário em uma landing page pela primeira vez, ele precisará responder a poucas perguntas. A próxima vez que o mesmo visitante preenche um outro formulário, você substitui os campos com novas questões, e assim vai ganhando maior conhecimento sobre o seu lead, sem desestimular seu contato com formulários gigantescos.

As perguntas mais apropriadas para a construção do perfil progressivo dos seus leads dependerão das especificidades do seu negócio. Para ilustrar, aqui está um exemplo de uma sequência típica que pode ser usada na obtenção do perfil progressivo:

? No primeiro download o visitante encontra questões básicas como as seguintes:

  • Nome
  • Email

? No segundo download de conteúdo, você poderá obter informações adicionais para qualificar o lead como:

  • Empresa
  • Função
  • Localização

? Durante a próxima conversão, você pode obter informações detalhadas que irão ajudar a qualificar ainda mais seu contato:

  • Número de telefone
  • Quando pretende fazer sua próxima compra

Emails de abandono de carrinho

Com a intenção de crescer as vendas, empresas estão investindo cada vez mais em emails inteligentes para reverter o abandono de carrinhos de compras. A situação, em geral, envolve os compradores que ainda não estavam prontos para se comprometerem com a conclusão da compra ou que involuntariamente encerraram a sua sessão de compras. Para muitas marcas, o email de abandono de carrinho é um motor significativo de conversões.

Algumas dicas para um email de abandono de carrinho vencedor:

Texto descritivo de pré-visualização – Esta parte é regularmente negligenciada, porém o texto de pré-visualização pode ser um diferencial em qualquer email marketing. Os consumidores costumam arquivar, excluir ou ignorar mensagens que não conseguem despertar imediatamente o seu interesse, por isso aproveite a oportunidade e conquiste a atenção do cliente antes mesmo de ele abrir o seu email.

Email centrado no cliente – A principal métrica para medir o sucesso dos emails de abandono de carrinho é o aumento das vendas. No entanto, é aconselhável resistir à tentação de buscar uma super venda. Com o carrinho abandonado, você já tem uma grande informação: qual a mercadoria despertou o interesse dessa pessoa. Portanto, crie uma mensagem focada nas necessidades únicas de cada comprador.

Seja divertido – Convenhamos, a maioria dos emails são chatos. Destaque seu email na multidão com um conteúdo interessante e dinâmico. Quanto mais personalidade conseguir imprimir, mais atraídos esses consumidores se sentirão pela sua marca. Engajar com imagens, fotos de produtos, gifs ou ilustrações pode ser uma boa saída.

Email Marketing Responsivo vs Mobile First

Com a proliferação dos smartphones e outros dispositivos móveis, os empreendedores precisam se adaptar a uma realidade multi-tela. Com base no dispositivo em que o email será aberto, o conteúdo e o call-to-action precisam ser adaptados automaticamente. O design responsivo ajuda a resolver exatamente esta questão. Porém, o design responsivo é o básico, chegamos a um momento em que pensar em mobile first está se tornando cada dia mais importante.
Grande parte dos novos usuários da web está se conectando através de dispositivos móveis. No entanto, para a maior parte das campanhas, o conteúdo e o design são desenvolvidos e testados em telas grandes (desktop) e somente depois adaptados de modo automatizado em plataformas móveis (design responsivo). É uma boa ideia começar a repensar esse fluxo, com o conceito de mobile first em mente, ou seja, a concepção, desenvolvimento e implantação dos produtos digitais para os dispositivos móveis com experiência otimizada para o desktop e não o contrário.

Campanhas de nutrição de leads

Esta é uma solução de marketing eficaz que ajuda os empreendedores a compreenderem a sua base de consumidores e moldar suas estratégias de marketing de acordo com o perfil da base. A nutrição de leads começa quando uma empresa tem informações sobre clientes em potencial e pode personalizar a comunicação com eles. A nutrição de lead pode ser simplesmente um e-mail ocasional, alertando o cliente sobre atualizações de um produto ou serviço, variações de preço e assim por diante. Campanhas de nutrição de lead mais complexas envolvem educar o cliente sobre as vantagens de um determinado produto ou serviço, projetando campos personalizados para incentivar o cliente a comprar mais cedo ou mais tarde.

Com a apresentação dessas técnicas de email marketing, esperamos que você possa aproveitar ao máximo seus contatos de clientes e leads, tornando o email marketing uma arma certeira de crescimento para seu negócio em 2016.

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Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

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