3 Ideias para Negócios Inovadores


Mais do que expor tendências, este artigo busca comentar alguns pontos interessantes que estão sendo aplicados em negócios inovadores e que você pode colocar em prática no seu próprio empreendimento. As ideias discutidas aqui não dependem da implementação de tecnologias caras, mas sim do comprometimento com uma postura mais flexível e segura ao gerenciar o seu negócio. Aproveite!

Agilizar!

Os métodos mais clássicos de gerenciamento envolvem um planejamento com bastante antecedência e a execução de estratégias em um longo período de tempo. É preciso reunir os dados, realizar reuniões para discutir essas informações, tomar decisões estratégicas, construir a solução e, finalmente, liberar o produto final. O problema desse esforço é que, no final de um ciclo de projeto, pode-se olhar para trás e ver que, mesmo que tudo tenha sido realizado de forma admirável, oportunidades foram perdidas porque a estratégia foi tão rígida que as partes interessadas não foram capazes de se adaptar a alterações de circunstâncias.

Embora os métodos ágeis tenham sido inicialmente projetados para o desenvolvimento de software, eles são somente um conjunto de metodologias e como tal podem ser aplicados a diferentes contextos. É fácil perceber que, além da área de tecnologia, outros setores podem se beneficiar da flexibilidade proposta nesse modelo. Adaptação a mudanças e a uma forma de trabalhar mais colaborativa e aberta são as marcas dos métodos ágeis. A prática requer uma forma diferente de encarar o trabalho e, por este motivo, não é algo que serve para tudo e todos. No entanto, os principais benefícios para quem consegue implementar estas práticas ágeis são ganhos em flexibilidade e adaptabilidade e, como consequência, produtos e serviços mais atuais e relevantes.

Ferramentas para facilitar a transparência

A transparência é um tema comum em empresas que buscam fomentar engajamento e senso de responsabilidade junto aos colaboradores. O uso de ferramentas como Google Drive, Wikis e Chats internos permite aos colaboradores planejar, criar, compartilhar e trabalhar juntos. Essas ferramentas facilitam uma comunicação constante e aberta, sendo essa sintonia importante para certificar-se de que todos estão na mesma página em todos os momentos.

A transparência também implica em uma nova postura para quem ocupa os cargos de gestão. No passado, os gerentes normalmente determinavam como os funcionários gastavam o seu tempo. Hoje em dia, é cada vez mais comum para os gestores capacitarem os colaboradores para se auto-organizarem. Nesse ponto, a confiança tem um papel fundamental.

Uma organização com maior transparência também facilita um alinhamento mais natural dos objetivos, desde grandes metas até projetos mais específicos. Quando os funcionários têm a visão de tudo o que está acontecendo e de onde a empresa deseja chegar, eles se sentem mais valorizados e compreendem melhor tanto o seu papel na equipe quanto a sua contribuição para os objetivos mais amplos da empresa.

Consumidores como motores de inovação

Escutar os clientes é uma forma valiosa de fomentar o crescimento do seu negócio. Ao entender o que e como o seu cliente deseja comprar, você pode inovar seus produtos de forma relevante. Processos mais elaborados, como pesquisas, entrevistas e focus group também podem ser muito benéficos, mas nem todos os negócios comportam esse tipo de investimento. Para levantar informações, não fique preso ao ambiente corporativo. Com um olhar diferente para os canais que você já utiliza (formulários de contato, mídias sociais e outros canais de atendimento ao cliente) , é possível receber um feedback precioso.

A escuta dos clientes durante processos como o de design, marketing e pós-venda pode reduzir o custo de aquisição por clientes, gerando maior lealdade à marca e acelerando os ciclos de desenvolvimento de produtos. Mas é preciso ter cuidado e introduzir processos que garantam que as informações colhidas sejam de pessoas que possuam o perfil similar ao de seus clientes. Caso contrário, a opinião de um publico não relevante pode impactar negativamente seu negócio.

Empoderar os colaboradores, bem como escutar com atenção os clientes, são atitudes que estão no centro das ideias que este artigo traz. Ao adotar tais posturas, os empreendedores constroem um ambiente favorável ao desenvolvimento de soluções sustentáveis, com colaboradores mais felizes e produtivos.

Este post foi inspirado pelos seguintes artigos:
Key Management Trends For 2016?
3 Important Management Trends to Watch in 2016

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

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