4 Passos para uma Estratégia de Mídias Sociais


As mídias sociais são essenciais para melhorar o alcance e o potencial da sua estratégia de comunicação. No entanto, para que as campanhas de mídias sociais forneçam o que você precisa há, no mínimo, quatro etapas que precisam ser seguidas. Estes passos incluem o entendimento das metas, a criação de objetivos mensuráveis, a definição do público-alvo e a avaliação constante dos resultados. Nesse artigo, vamos explorar cada uma das etapas para entender melhor como um plano completo de mídia social pode ser criado.

Entendendo suas metas

O primeiro passo na criação de uma estratégia de marketing de mídia social é parar e definir onde você quer chegar. Qual é o propósito de seus esforços de marketing em mídias sociais? Você quer criar ou aumentar o branding relacionado a sua marca? Você está buscando aumentar suas vendas ou o tráfego do seu site? Seu objetivo é construir a lealdade do cliente ou aumentar a retenção? Essas metas não são divergente, mas você deve se concentrar em uma ou duas para conseguir ter foco.

Criando objetivos mensuráveis

É hora de definir objetivos claros com base em suas metas. Concentre-se na técnica S.M.A.R.T., estratégia para o estabelecimento de objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido. Depois de definir seus objetivos, certifique-se que você pode mensurá-los. Nosse ponto, é importante encontrar as ferramentas certas para rastrear e analisar cada objetivo, de modo que você possa quantificar o seu progresso. Assim, você não só vai saber quando e onde você chegou, mas também poderá detectar problemas mais cedo, ajustando o seu curso em tempo, caso necessário.

Identificando os seus clientes

Uma estratégia de mídia social bem sucedida é feita através da divulgação das mensagens certas, direcionadas e segmentadas para as pessoas certas. Para fazer isso, você precisa entender o seu público. E uma das melhores maneira de conhecer seus clientes é através da identificação de personas. Vá atrás das informações, converse e até mesmo entreviste,  criando um perfil detalhado de quem é o seu cliente ideal. Comece criando nomes para eles. Quantos anos eles têm? Qual é a sua renda? Será que eles têm filhos? O que eles gostam ou não gostam? O que os motiva? E assim por diante. Se você tem mais de um cliente ideal, crie uma persona para cada um desses possíveis perfis.

Avaliando ações

Como você ficará sabendo se foi bem sucedido em uma ação se não medir seus resultados? Certo? E o melhor: os resultados das suas campanhas beneficiarão o planejamento  de outras ideias.  Ao longo da campanha, métricas precisam ser monitoradas para ver se a campanha está a ter o impacto desejado. Se não, as táticas podem precisar de ser reequilibradas e reposicionadas em tempo real, garantindo que os objetivos sejam alcançados antes do orçamento da campanha se esgotar. Hoje em dia existem tantos dados, muitos disponíveis em tempo real, o que pode influenciar positivamente os rumos da sua campanha.

 

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

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