Cenário atual do PHP – Evento Darkmira


Em março tive a honra de participar de um evento inédito no Brasil, o evento internacional DarkmiraTour, originário da França e com a organização do ilustre Cyrille Grandval.

Vou começar contando um pouco sobre a palestra sobre Docker em Ambientes de Desenvolvimento. Durante sua apresentação, o palestrante mostrou o conceito de conteiners e sua importância na padronização dos ambientes, tanto em ambientes de produção como em ambientes de desenvolvimento. Com o docker é possível gerenciar ambientes e dividir o sistema em pacotes sem a dependência de uma máquina virtual. Também é possível gerenciar várias aplicações através dos gerenciadores de conteiners. Enfim, um assunto fantástico que pode ser aplicado em diversas situações tanto em ambiente de produção em computação na nuvem, assim como em ambientes de desenvolvimento home office.

Foram três dias de evento, onde tivemos dois deles repletos de palestras de alto nível e dois grandes nomes do cenário PHP no exterior. A palestra de Carl Evans foi motivadora. Nela, ele falou sobre como um profissional pode se transformar em um bom desenvolvedor. Uma das dicas citadas foi a identificação de pontos importantes, além de citar o que não fazer para que você seja considerado um desenvolvedor profissional.

A palestra do Rafael Dohms mostrou os desafios de encontrar a real solução para os problemas.  Afinal de contas, a grande atividade dos desenvolvedores não é fazer código, mas sim resolver problemas e encontrar soluções.

Uma atividade interessante que ocorreu durante o evento, foi o quiz disponibilizado no stand da KingHost, onde era possível testar conhecimentos sobre a linguagem PHP, caso tenha interesse, o quiz de PHP  pode ser acessado online. O quiz estava tão difícil que motivou os participantes a fazerem grupos e discutirem sobre quais seriam as respostas corretas para cada questão. É ótimo ver esse engajamento da comunidade para encontrar uma solução, ver esse espírito de grupo para finalizar uma tarefa.

A organização do evento foi ótima, apenas um ponto negativo da universidade só disponibilizar dois locais de palestras com uma distância bem grande entre eles. Porém, os stands e coffee break estavam excelentes.

Além de grandes palestras e boa organização, o evento estava recheado de grandes programadores compartilhando seus conhecimentos, abordando assuntos recentes como BDD, Docker e Middlewares. Assim como, palestrantes de temas indispensáveis como boas práticas, qualidade de código, testes unitários e controle de versões.

O ponto fantástico dessas palestras é que elas funcionam como um momento de troca de experiências entre programadores. Portanto mesmo que hoje alguns desses assuntos não sejam utilizados em sua empresa, eles poderão ser utilizados no futuro, como uma nova implementação ou atualização de ferramentas antigas, como por exemplo a utilização do Docker.

Em resumo, graças a excelente diversidade de temas abordados, Brasília recebeu em março um evento de alto nível e proporcionou experiências ricas aos participantes.

Autor: Daniel Archer

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

Últimos posts por Leonéia Evangelista (exibir todos)

Comentários

comentário(s)

Categories