9 cursos gratuitos para aprender programação online


Aprender a programar com recursos gratuitos na web é possível! Além de ser interessante para completos novatos, alguns desses recursos podem ser interessantes para quem já conhece programação, mas tem curiosidade ou quer se aprofundar em alguma linguagem diferente da que já domina.

Com um pouco de conhecimento em desenvolvimento, você terá autonomia para comunicar suas ideias de forma mais efetiva; testar e otimizar landing pages, layouts de email marketing e outros canais inbound; aliviar a sobrecarga da equipe de TI, conseguindo implementar e corrigir coisas simples; criar, seja através de sites ou aplicativos, conteúdo original.

Além desses motivos práticos, talvez você queira aprender a programar apenas como um passatempo. Fique sabendo que essa é uma forma muito positiva de exercitar seu cérebro, deixando-o mais criativo e melhorando a predisposição para a solução de problemas.

Iniciando pelos recursos que são em português ou que possuem tradução:

Programaê 

programae

Ideal para iniciantes, o Programaê é uma iniciativa que visa impulsionar a programação como algo próximo do cotidiano de jovens de todo o Brasil. O portal prático é um agregador, através da curadoria de conteúdos, eles apresentam trilhas de aprendizado com objetivos específicos. Eles não produzem conteúdo, apenas organizam e direcionam o aprendizado através de diferentes fontes da web.

Brasil Mais TI

brasilti

Para vários níveis, dependendo do curso escolhido. O Brasil Mais TI busca despertar o interesse de jovens brasileiros no setor de TI. O projeto conta com uma plataforma de aprendizado que, em parceria com a Microsoft disponibiliza diversos cursos online. Além de cursos diretamente relacionados aos produtos Microsoft, há também cursos sobre Algoritmos, Elementos de Programação, Redes e outros. Vale conferir.

Coursera – Desenvolvimento Ágil com Java Avançado

ita-coursera

Esse curso livre é uma parceria do portal Coursera com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Ele inicia dia 27 de junho e será ministrado em português. O foco desse curso são pessoas que sabem projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, mas que buscam aprender a programação de aplicações Web e acesso a banco de dados no contexto de modelagem ágil.

Hour of Code

hourofcode

O Hour of Code é uma iniciativa do Code.org que se tornou um movimento global, com eventos espalhados por todo mundo inclusive muitos no Brasil. A iniciativa também conta com um portal, onde são disponibilizados muitos tutoriais em português, que podem ser seguidos de modo interativo. O Hour of Code acredita na ideia do aprender fazendo e, assim, princípios básicos de programação são ensinados através da manipulação de jogos com elementos conhecidos, como o jogo flappy bird, Star Wars, Minecraft, entre outros. Diversos desses materiais estão em português. De acordo com os organizadores o Hour of Code visa promover a “ciência da computação disponível ao maior número de escolas possível e garantindo que chegue também à minorias sociais, empoderando, por exemplo, mulheres e negros à participação nesta área.”

Recursos para quem entende bem o idioma inglês:

Se você sabe inglês, provavelmente terá mais facilidade no aprendizado das linguagens de programação, pois, em sua maioria, elas utilizam sintaxe e estrutura similar ao da língua citada.

Code Academy

codeacademy

Do básico ao avançado, essa é uma ótima opção para quem quer iniciar seu conhecimento em desenvolvimento ou aprofundar habilidades em determinada linguagem.Os cursos são divididos por objetivos macro (Construir um site, aprender Saas, SQL, entre outros), habilidades em linguagens específicas (Ruby, Python, PHP…), minicursos focados em micro objetivos (criar uma animação com o seu nome, um site pessoal ou uma galáxia), ou ainda, aprender sobre o funcionamento de API’s.

Aplicativos Android – Solo Learn 

sololearning

Essa opção não é exatamente um curso no sentido tradicional, são aplicativos que utilizam um método inspirado em gamificação para ensinar linguagens de modo interativo. Você pode encontrar diversos aplicativos Solo Learn disponíveis via Google Play, cada um com foco em uma linguagem específica, como HTML, Python e PHP por exemplo.

Coursera – Programming for Everybody (Getting Started with Python)

python_coursera

A Coursera é pioneira em cursos Mooc (Massive Open Online Courses). Como tal, tem um catalogo gigante de opções de aprendizado e a maioria desses cursos provém de universidades altamente consagradas. É o caso, por exemplo, do curso Programming for Everybody, uma introdução à programação através da linguagem Python, que surgiu em parceria com a Universidade de Michigan.

Introdução à Ciência da Computação

hharvard

Ofertado pela Universidade Harvard, esse curso promete uma compreensão ampla e robusta da Ciência da Computação e Programação. O estudante vai se familiarizar com conceitos importantes da área, como abstração, algoritmos, estrutura de dados, encapsulamento, gestão de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web. Apesar de introdutório, é um curso longo, com 9 conjuntos de atividades (que duram cerca de 10 a 20 horas cada). O portal onde o curso está sendo ofertado – EDX –  possui muitos outros cursos relevantes para diversas áreas técnicas.

Coding with Chrome

Coding with Chrome é um projeto experimental do Google, que funciona através de um plugin no navegador Chrome, podendo ser usado mesmo offline. A ferramenta de aprendizado suporta programação em Blockly, Coffeescript, HTML e Javascript. O modo de programação em blocos é ideal para ir se familiarizando com sintaxes enquanto raciocina e executa objetivos através deles.

Apesar da facilidade de estudar através de recursos gratuitos na web, cujo o ritmo é determinado pelo próprio aluno, seja por falta de tempo, motivação ou afinidade inicial com o tópico, muitos alunos não concluem os cursos que iniciam. Desejamos disciplina para você, caso opte por realizar algum curso dessa lista, conseguir ultrapassar a barreira inicial e se sentir envolvido pelas atividades propostas. Bom aprendizado! 🙂

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

Últimos posts por Leonéia Evangelista (exibir todos)

Comentários

comentário(s)