Formulário opt-in: motivos para adotar + tutorial


Construir uma lista de e-mails é importante para quem deseja fomentar relações e crescer a audiência de seus canais online com qualidade. Ainda assim, vemos muitos blogs e negócios online sem um formulário opt-in para oferecer aos seus clientes o recebimento de seus comunicados em primeira mão. Vamos ver nesse artigo a importância da lista de email opt-in; por que e como construir sua lista de emails utilizando um simples form; além de um tutorial para você criar facilmente seu form opt-in via ferramenta de email marketing KingHost e aplicá-lo no seu site.

Construindo sua lista de e-mail opt-in

Uma lista de e-mail opt-in é formada por endereços de email de usuários que se inscrevem voluntariamente, através de um formulário, para receber atualizações e outros conteúdos. Em geral, esse tipo de comunicação é em formato de newslatter, permitindo a você divulgar seus conteúdos aos seguidores e possíveis clientes em uma periodicidade regular (diária, semanal, mensal, etc.). As comunicações podem ser novidades sobre os seus produtos, artigos sobre a sua indústria, promoções e ofertas especiais ou tantos outros assuntos que possam interessar o seu público. Mas, é importante lembrar que o conteúdo precisa ser focado em quem vai receber o e-mail, entregando algum valor ao destinatário.

Por que construir uma lista de email opt-in pode ser uma boa ideia

Já é fato conhecido, os emails enviados com a permissão do público têm um resultado melhor, seja em cliques ou mesmo conversões,  do que outras mídias, como redes sociais e anúncios pagos. Segundo estudos da Mckinsey – empresa de consultoria americana, o email continua sendo a forma mais eficaz de adquirir clientes,  podendo ser até 40 vezes mais efetivo nesse aspecto que o Facebook e o Twitter combinados. 

Por que o email é tão efetivo?

São várias as possíveis respostas, certamente é muito importante que essas pessoas tenham aceitado e escolhido receber seu conteúdo. Outra vantagem é o seu alcance garantido, já que a maioria das pessoas olha o email todos os dias (muitas delas várias vezes por dia, se identificou?). O remetente conhece algo muito importante a respeito desse público, afinal, os contatos vieram a partir de um form no seu site ou blog.  Portanto, se as suas comunicações forem coerentes com o conteúdo do seu site/blog, eles vão estar interessados no que você tem a dizer.

Isso não significa que você deva abandonar outras formas de divulgação, as redes sociais são ótimas para fomentar engajamento, além de também contribuírem com tráfego e conversão. O que estamos dizendo é para você investir paralelamente no desenvolvimento de uma lista de contatos e no envio sistemático de emails para conseguir um percentual ainda maior de visitantes e vendas no final do mês.

Faz algum tempo que nós criamos esses dois materiais ricos sobre email marketing, mas eles seguem sendo bastante relevantes:

Esses dois materiais são fontes extremamente úteis para quem deseja utilizar o email marketing como arma efetiva no crescimento de negócios.

Agora confira como criar seu formulário opt-in através da ferramenta de e-mail marketing KingHost:

Passo 1   – Acesse o seu email marketing via painel de controle KingHost. Logo após, clique no menu em Administração.

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Passo 2 – Após acessar a área de Administração de sua conta, clique no menu interno em Formulário Opt-in. Você precisará escolher o método de opt-in. No método Double opt-in, o usuário receberá um email que deverá ser clicado para confirmar sua participação na lista. Esse é o método mais indicado, pois promove maior qualidade e engajamento do público que recebe seus conteúdos.

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Passo 3 – Será necessário selecionar uma lista já criada anteriormente, na qual serão adicionados os usuários que optarem pelo recebimento da sua newsletter. Caso você escolha o double opt-in, também deverá informar um email, o qual será utilizado para enviar a mensagem de confirmação do cadastro.

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Passo 4 – Você poderá personalizar as cores e o tamanho do seu formulário opt-in.

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Por último, fique à vontade para visualizar o resultado e após gerar o código. Pronto! Agora é só embedar o formulário no seu site/blog e começar a receber seus contatos valiosos.

 

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

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