Um site mais rápido pode vender mais?


A resposta curta para a questão do título é sim. Se você quer entender melhor o assunto, continue lendo esse post que mostra os resultados de uma pesquisa conduzida pela Financial Times.

Vamos pensar em um cenário hipotético: você tem um site, com conteúdo e design caprichados, você buscou aplicar diversas informações para desenvolver um site que favoreça conversões. No entanto, ainda assim, ele trava no quesito vendas. Dentre os vários aspectos que podem ser otimizados para que um site venda mais, um em especial não pode ser ignorado: o tempo que ele leva para carregar. Um site com velocidade baixa pode ser o que está distanciando você dos seus potenciais clientes.

Este não é exatamente um tema novo no nosso blog, em um outro artigo falamos exatamente sobre a importância da otimização da performance em projetos web, ilustrando essa questão com o resultado de diversas pesquisas realizadas. A dificuldade com sites que demoram para carregar se aplica especialmente quando estamos falando de novos visitantes, ou seja, alguém que acabou de descobrir o site. Não importa se essa pessoa tenha vindo através de um buscador, clicando no link de um artigo ou pelas mídias sociais, ela não terá paciência! O ideal é que o seu site carregue as páginas acessadas em menos de um segundo ou, na pior das hipóteses, alguns (poucos) segundos. Jakob Nielsen no seu artigo Website Response Times, escreveu o seguinte:

Uma experiência do usuário concisa e sucinta bate uma experiência glamourosa pela simples razão de que as pessoas se envolvem mais com um site quando elas podem se mover livremente e se concentrar no conteúdo, ao invés de esperar. (…) Sob estas condições, foi impressionante ouvir os usuários se queixarem da lentidão de determinados sites. O tempo de carregamento tem um impacto tal que pode se tornar uma das características que os usuários mais valorizam e associam aos sites.  (traduzido livremente)

Para complementar, podemos conferir uma pesquisa realizada pela Financial Times que foi publicada há poucos meses. O estudo buscou entender a influência da velocidade do site no engajamento dos usuários, mensurando de modo específico a quantidade de artigos lidos em um ambiente mais rápido e mais lento. Através desses resultados, eles quantificaram o impacto da velocidade do site sobre receita total do canal.

Este estudo mostrou que o grupo de visitantes que experimentou páginas um segundo mais lentas leu 4,9% artigos a menos que visitantes que acessaram páginas mais rápidas. Ao aumentar para 3 segundos, a queda na leitura de artigos foi para 7,9%.

Quanto ao impacto na receita do site, eles esclareceram as formas de impacto que foram conferidas. Há muito tempo, foi notada uma correlação entre o engajamento no site da revista e a taxa de renovação das assinaturas do produto. Outra forma, mais objetiva, do site gerar receita é através de publicidade, quanto mais tempo o usuário permanece online, maior a sua exposição aos anúncios e assim maior o lucro gerado. Nos resultados ficou claro que a (falta de) velocidade do site afeta negativamente ambos os fluxos de receita, podendo chegar a longo prazo a uma perda de milhões de dólares para a empresa.

São muitos os aspectos que interferem na performance de um site ou aplicação, desde imagens muito pesadas ao código sujo ou tecnologias obsoletas. Todos os aspectos que temos controle devem ser otimizados, para quando o usuário acessar seu site, seja esse acesso de uma conexão lenta através de desktop ou dispositivo móvel, ter a melhor (mais rápida e ágil) experiência possível.

A KingHost disponibiliza um serviço muito bom para quem deseja melhorar a velocidade de carregamento dos seus sites, o Varnish Cache. Com ele, o seu site pode ficar até 300 vezes mais rápido! O Varnish funciona da seguinte maneira: ele guarda um cache dos conteúdos mais acessados, acelerando requisições HTTP. Dessa forma, mesmo com vários acessos simultâneos, o site consome menos recursos e fica mais leve.

Tempo de carregamento das páginas é sem dúvida um dos aspectos mais importantes do seu site. De nada adianta ter conteúdo interessante, produto excelente e preços competitivos se isso não estiver ao alcance da paciência do cliente que está navegando. Teste o desempenho do seu site e sempre se esforce para torná-lo o mais rápido possível.

 

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

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