5 benefícios que o Marketing de Conteúdo traz para sua empresa


Os termos Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são muitas vezes confundidos. No entanto, é importante diferenciá-los. O Inbound Marketing é traduzido como marketing de atração, fazendo referência à atração passiva – e por isso não invasiva – dos usuários de um site, visando à geração de Leads e conversão. Já o Marketing de Conteúdo é a estratégia de envolvimento do Lead que viabiliza o Inbound. Trata-se, portanto, dos tipos de conteúdo que serão relevantes para o usuário, de acordo com o funil de vendas. Para entender melhor quais são os benefícios para a sua empresa a partir de uma estratégia sólida de Marketing de Conteúdo, continue lendo este post!

1. Melhorar a visibilidade online da empresa

O primeiro aspecto a ser pensado para aprimorar a forma como a sua empresa é vista é ter uma boa presença online, e isso vem acompanhado de um site com um bom design, navegabilidade, conteúdo qualificado e páginas otimizadas para ter bons posicionamentos nos buscadores.
Quando desenvolvido em conjunto com o SEO (sigla de Otimização para Mecanismos de Busca), o Marketing de Conteúdo permite melhorar o posicionamento do site nas ferramentas de buscas, como o Google, Yahoo! e Bing. O SEO envolve trabalhar nos conteúdos as palavras-chaves mais relevantes para a empresa e, conforme mais conteúdos de qualidade são criados, maiores são as chances de ter termos bem posicionados nos mecanismos de busca.
O fundamental de uma estratégia de Marketing de Conteúdo quando se atua com Inbound Marketing é que os conteúdos sejam instrutivos, autênticos e não invasivos. Ou seja, conteúdos focados nos problemas e curiosidades da audiência, para que, com um trabalho constante de SEO, mais usuários encontrem o site nas buscas e façam dele uma referência.

2. Tornar-se referência a partir do Marketing de Conteúdo

Atualmente, pessoas produzindo conteúdo é o que mais se encontra no ambiente digital. Entretanto, apenas as realmente profissionais conseguem transformar suas marcas em uma referência para o segmento em que atuam. Então, o que significa tornar-se uma referência na internet?
Ser referência em seu nicho significa ter sua marca lembrada quando um determinado assunto é colocado em pauta: é como se o mercado associasse a marca a alguns assuntos específicos, atingindo o público-alvo de forma mais significativa e consistente, e educando-o sobre os assuntos relevantes para o segmento.
Portanto, uma marca que se torna referência transforma-se em uma formadora de opinião, sendo a sua abordagem seguida por outras empresas do mesmo setor. E esse tipo de relevância, possível com o Marketing de Conteúdo, também faz com que a empresa seja consultada e referenciada para outros formadores de opinião, criando uma rede relevante para consolidação e expansão da marca.

3. Reduzir os custos de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) é uma forma de “investimento” que as empresas realizam para captar potenciais clientes. Atuar com uma estratégia de Marketing de Conteúdo associada às técnicas de SEO proporciona mais eficiência em conquistar clientes e reduzir o CAC.
A ideia é que os conteúdos prendam o público e sejam tratados como um ativo, fazendo com as pessoas encontrem o seu site tanto em buscadores quanto em referências de outros sites. Essa é, mais uma vez, uma forma de atrair os clientes de forma não invasiva, levando em conta o Inbound Marketing.
É possível ainda começar a criar o material internamente, por meio da ajuda dos colaboradores; no entanto, após o desenvolvimento do conteúdo básico, é interessante dar o próximo passo e contratar um parceiro especializado em Marketing de Conteúdo para desenvolvimento de uma estratégia sólida.
Por meio do Marketing de Conteúdo e do Inbound Marketing, é possível gerar Leads e empoderar o leitor, criando canais de comunicação que aprimoram o relacionamento entre a marca e os potenciais clientes — ações que, em meio à era da tecnologia, tornam-se indispensáveis para conquistar consumidores e reduzir os custos de aquisição de cada novo contato e, também, dos clientes.

4. Influenciar na decisão de compra

As novas tendências de consumo e comportamento apontam para uma exigência dos consumidores em conhecer melhor o que estão adquirindo, principalmente em aquisições mais caras. O Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing são estratégias que visam atender a essas novas demandas do consumidor por informação, influenciando diretamente na decisão de compra.

Atualmente, todo o relacionamento com a empresa é construído antes de o cliente finalizar uma compra. Ele tem início com a fase de descoberta do problema, passando pela consideração das possíveis soluções e, finalmente, chegando à decisão de compra após análise do custo-benefício e vantagens de cada fornecedor.
Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo permite atender às demandas dos potenciais clientes em todas essas fases, não apenas no início da jornada de compra ou no final. A ideia do Inbound Marketing é que a empresa, a partir de conteúdo de qualidade, leve o Lead adiante nas etapas da jornada de compra, até o momento da finalização do negócio.
A partir do avanço do Lead na jornada de compra e a oferta de conteúdos gratuitos, informativos e relevantes, conquista-se a confiança do potencial cliente, tornando-o mais propenso a comprar da empresa que o auxiliou no processo de descoberta da solução.

5. Otimizar a experiência pós-venda com o Inbound Marketing

Segundo as boas práticas do Inbound Marketing, o foco não está apenas na aquisição de novos clientes e efetivação da venda — o pós-venda e a fidelização dos clientes também são aspectos cruciais para a estratégia. Mas como preparar conteúdos pós-venda?

O Marketing de Conteúdo proporciona diversas oportunidades de fidelização de clientes. Um conteúdo que mostra, por exemplo, os melhores usos do produto adquirido, dicas de outros consumidores que fizeram a mesma aquisição, dicas de passeios se o serviço adquirido for um pacote de viagem, guia de restaurantes no bairro se o produto for um imóvel etc.

O pós-venda, portanto, é o momento de mostrar ao cliente que a empresa continua dando atenção a ele e fazer com que, se precisar de outro serviço semelhante, ele procure a empresa ou indique para amigos e conhecidos, pois o boca a boca ainda é uma forma confiável de atingir novos públicos.
Desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo não é algo feito do dia para a noite, e exige informação, preparo da equipe de marketing e de vendas, adequação de áreas da empresa, assistência profissional etc. Entretanto, entre todos os desafios de iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo — principalmente se associada ao Inbound Marketing — conhecer o que a solução pode oferecer de benefícios e vantagens competitivas para a sua empresa é o mais importante nesse momento.

Então, gostou do post? Para conhecer melhor como direcionar o Marketing de Conteúdo para a obtenção de resultados sólidos e de longo prazo para a empresa, baixe agora o eBook Marketing de Conteúdo para Resultados: alinhando conteúdo ao funil de vendas, um guia completo para empresas que querem crescer utilizando uma estratégia de conteúdo.

Resultados Digitais

Resultados Digitais

A Resultados Digitais oferece soluções em Automação de Marketing Digital para mais de 7.000 empresas no Brasil e no mundo. Por meio de uma plataforma, o RD Station, e de uma metodologia própria de implementação, a RD entrega sucesso para empresas que buscam integrar e automatizar suas ações de marketing digital num só lugar.
Resultados Digitais

Comentários

comentário(s)

Categories