5 Dicas de Email Marketing para quem está começando


5-dicas-email

Email Marketing é um formato de comunicação estreita com os seus clientes e visitantes mais qualificados. É muito importante saber lidar com os leds que você adquire, traçando uma estratégia que atenda às suas necessidades e ainda proporcione uma experiência agradável para aquele que será impactado. Aqui estão algumas dicas que poderão ser muito úteis ao se definir as estratégias de email marketing.

  1. Não compre bases de terceiros

Uma base desqualificada pode ser a razão do insucesso das suas campanhas de Email Marketing, por isso pense duas vezes antes de comprar uma base de terceiros. Afinal essa prática poderá trazer uma taxa de abertura muito baixa, ou seja, a quantidade de pessoas que abrem os emails versus a quantidade que os recebe ou outros  resultados ruins de conversão, como a compra de produtos, o envio de formulário de contato ou simplesmente uma visita ao seu website. Tente criar a sua própria base através de ações nas redes sociais, eventos, na loja física ou dentro do próprio website. Você irá identificar oportunidades conforme o seu tipo de negócio. O Facebook, por exemplo, possui uma campanha patrocinada somente para aquisição de leads.

  1. Controle a frequência de envios

Conseguir novos leads exige esforço, então é importante tomar todos os cuidados para não perdê-los. Você não deve cansar a sua base lotando a caixa de entrada com mensagens repetitivas. Enviar emails com muita frequência pode ser uma péssima ideia e ainda elevar a sua taxa de descadastramento. O volume de envios vai variar de acordo com o seu objetivo. Outro ponto é evitar criar uma imagem ruim da sua empresa gerada pelo contato constante e, às vezes, até desrespeitoso. Entenda o seu negócio e a frequência com que deve contatar o cliente. Faça testes A/B identificando os mais engajados e tentando personalizar sua interação de acordo com o comportamento de cada um.

  1. Planeje com antecedência

Defina um calendário e programe os emails que serão enviados ao longo do mês. Assim você conseguirá fazer uma segmentação muito mais qualificada e assertiva. Tente contar uma história, enviar mensagens diferentes a cada disparo, mas que sejam complementares. Se hoje está comunicando uma promoção, tente trazer algo mais informativo no disparo seguinte. O Email Marketing também é um excelente canal de relacionamento, onde você poderá se aproximar dos contatos através de mensagens em datas comemorativas e envio de descontos exclusivos e cupons especiais.

  1. Tenha objetivos claros

O seu objetivo com o email marketing precisa ser muito claro para que você obtenha o sucesso desejado. Defina uma meta e trace um modo de alcançá-la. Se você quer gerar tráfego, evite textos longos e muitas informações. Traga uma descrição breve, uma imagem relevante e um call-to-action convidando o leitor a visitar o seu website para obter mais detalhes. Assim você evita que o email seja prontamente deletado ou fique cansativo e ainda tem chance de mostrar tudo o que você tem a oferecer para este potencial cliente. Esta visita também pode ser muito valiosa para campanhas de remarketing em outras mídias. A estratégia conjunta poderá ser muito mais vantajosa.
Se o seu objetivo é conversão em sua loja virtual, foque nos produtos mais relevantes, com melhores resultados ou tente segmentar sua base de acordo com o interesse. Divulgue televisores para quem curte eletrônicos e roupas para quem curte moda. Dessa forma, a possibilidade de acerto e interesse cresce drasticamente. Sinalize descontos e promoções especiais, ofereça benefícios exclusivos somente para a sua base, afinal eles são clientes fiéis e estão interessados no que você tem a oferecer.

  1. Dedique tempo à criação do Asssunto/Subject Line

O primeiro passo para ter sucesso através do email marketing é garantir a abertura do email enviado. Se ele não for aberto, não haverá outras interações como cliques e conversões. A melhor maneira de conseguir esta abertura é com um bom subject line. Busque personalizar com o nome do cliente ou alguma outra informação relevante. Traga algum diferencial do que está ofertando, como um percentual de desconto, o nome de uma promoção de forte impacto e até mesmo um call-to-action incentivando a abertura. O uso de caps lock em algumas palavras e emojis também podem funcionar. Testes A/B também são fundamentais para identificar o que funciona com a sua base. Aqui você encontra algumas dicas de como elevar a sua taxa de abertura.

Patrícia Guaragna Souza

Patrícia Guaragna Souza

Analista de Performance em KingHost
Administradora de Empresas por formação com MBA em Marketing pela FGV. Apaixonada por Marketing Online e em constante desenvolvimento.
Patrícia Guaragna Souza

Últimos posts por Patrícia Guaragna Souza (exibir todos)

Comentários

comentário(s)