Outubro Rosa: mês da prevenção do câncer de mama


Outubro Rosa: alguns cuidados são tão simples quanto um clique

Iniciamos a campanha “Outubro Rosa”, que marca o mês oficial de prevenção do câncer de mama. Mais do que simplesmente adotar o símbolo da campanha, nós da KingHost queremos contribuir de modo efetivo para a propagação de informações que possam ajudar na conscientização sobre o tema. Para isso, vamos mostrar a importância de ter uma vida saudável e identificar ainda em estágio inicial esse problema, além de apresentar alguns aplicativos que podem ajudar a pôr em prática hábitos que ajudam na proteção da sua saúde.

A campanha é internacional e a cor rosa remete à luta contra esse câncer que é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. A campanha estimula a participação das pessoas, empresas e qualquer tipo de organização para que se discuta o poder da prevenção e do diagnóstico precoce na diminuição do número de vítimas.

O movimento Outubro Rosa surgiu nos EUA ainda na década de 90, em uma tentativa de unificar ações que antes eram isoladas, como cita o site OutubroRosa.org.br:

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Fatores de proteção
Você sabia que com hábitos saudáveis é possível diminuir em até 28% o risco de desenvolvimento do câncer de mama? De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) o controle do peso através de uma alimentação balanceada e da prática regular de atividades físicas são grandes aliados na luta contra o câncer de mama. Além disso, a instituição dá destaque à amamentação e ao não consumo de bebidas alcoólicas como fator de proteção.

Detecção precoce
Quando detectado em fase inicial as chances de tratamento e cura do câncer de mama são muito maiores. Dentre as possibilidades de detecção precoce o autoexame deve ser prática corrente, sempre que possível e sem técnica específica é importante que a mulher realize o autoexame apalpando as mamas em busca de qualquer alteração mamária perceptível pelo toque. Sempre que perceber qualquer anomalia durante o autoexame, deve-se procurar um médico para um exame mais aprofundado. Para mulheres de 50 a 69 anos, é recomendado que façam a mamografia de rastreamento a cada 2 anos, com esse exame é possível identificar o câncer antes mesmo de surgirem os sintomas.

A tecnologia como aliada: 3 aplicativos para ajudar na proteção e detecção

Aplicativos podem ser aliados na hora de manter sua saúde em dia. Alguns apps lembram você de manter uma alimentação saudável, outros ensinam rotinas de exercícios e até lembram você de realizar o autoexame.

? Para se exercitar

Nike Training Club

O aplicativo ajuda você a se manter em forma através de rotinas completas de exercícios. Ele reúne mais de 100 treinos predeterminados, criados por grandes personal treiners e atletas. O aplicativo deixa você escolher por qual nível (iniciante, intermediário e expert) você deseja iniciar seu treinamento, o que é ideal para quem está parado há um bom tempo e quer retornar aos poucos a boa forma. Os treinos variam de 15 a 45 minutos e o aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto para Android quanto para iOS.

? Para se alimentar bem

TecnoNutri

Pode ajudar você a se alimentar melhor, sugerindo um cardápio rico e balanceado de modo personalizado ao seu proposito de uso. Além de querer saber se você está utilizando o app para perder peso, ganhar massa muscular, melhorar a alimentação ou tratar doenças, o app leva em consideração alguns dados como idade, altura e o peso ideal para sugerir uma dieta personalizada. Baixe grátis em seu smartphone Android ou IOS.

? Para não esquecer a prevenção

Breast Check Now

Explica como fazer o autoexame, incluindo diagramas e vídeos explicativos sobre como olhar, tocar e checar as mamas. Através do aplicativo também é possível criar um plano individual que permite a você setar lembretes ao longo do tempo para realizar o autoexame. Outra função interessante é o histórico que guarda informações sobre, por exemplo, quando foram as últimas vezes que realizou o autoexame. O download gratuito pode ser feito para Android e IOS.

Com esse recado esperamos contribuir para que hábitos saudáveis possam salvar vidas. Torcemos para auxiliar com a proteção ou detecção precoce desse câncer, que se diagnosticado em sua fase inicial tem ótimas chances de cura.

Confira a entrevista  que fizemos com o Dr. Daniel de Vasconcellos. Ele é Ginecologista e Obstetra há 15 anos e nessa primeira parte da entrevista, fala da importância do auto-exame e do diagnóstico precoce, além de explicar o papel da genética e outros fatores de risco que aumentam o risco de desenvolvimento dessa doença.

Comentários

comentário(s)