Criptografia S/MIME em e-mails assinados


Uma das formas mais seguras de garantir a privacidade de e-mails é utilizar a criptografia S/MIME que possui uma configuração e utilização acessível.

Sem tempo para ler todo o conteúdo? Clica no play e ouça na íntegra.

Para garantir a privacidade dos e-mails, além de uma senha forte e segura e de um provedor de e-mail confiável, é de extrema importância a utilização de criptografia ponta-a-ponta, como a S/MIME. Trata-se de um processo que garante tanto ao remetente quanto ao destinatário total segurança e proteção contra terceiros. O conteúdo é criptografado no dispositivo do remetente, seja computador, smartphone, tablet, etc., e é descriptografado no dispositivo do destinatário.

Criptografia S/MIME

É a tecnologia com a qual você cria um par de chaves pública e privada que será endossada por uma autoridade certificadora. A geração da chave seguirá um processo que garante apenas ao dono de uma conta de e-mail o poder de gerar a chave e, por ser endossada por uma autoridade certificadora, é automaticamente aceita em qualquer cliente com suporte ao S/MIME.

É obrigatório utilizar um cliente de e-mail instalado no seu dispositivo (como Thunderbird, Outlook para Desktop ou até mesmo o aplicativo de e-mail para seu smartphone). No entanto, os clientes de e-mail mais populares já tem suporte nativo ao S/MIME. A geração de chaves é feita em qualquer browser moderno, o que elimina a necessidade de instalar um software adicional pra isso.

Com o objetivo de detalhar mais o assunto, nosso desenvolvedor Jerônimo Silva conta tudo sobre essa tecnologia no artigo “Utilizando e-mail assinado e criptografado com S/MINE” no qual descreve, de forma didática, como é gerado um certificado S/MIME gratuito e endossado por uma autoridade certificadora  reconhecida mundialmente.

No artigo você também terá acesso a:

  • as diferenças entre duas tecnologias bastante conhecidas de criptografia: PGP e S/MIME
  • como gerar um certificado gratuito no COMODO
  • a forma correta de exportar um certificado
  • o processo de configuração no cliente de e-mail
  • quais clientes suportam o S/MIME

Acesse o artigo sobre criptografia S/MIME clicando aqui.

Curtiu o material e quer saber mais sobre configurações de e-mails e assuntos relacionados? Confira outras publicações no nosso Blog da KingHost.

Resumo
Criptografia S/MIME em e-mails assinados
Nome do Artigo
Criptografia S/MIME em e-mails assinados
Descrição
Uma das formas mais seguras de garantir a privacidade de e-mails é utilizar a criptografia S/MIME que possui uma configuração e utilização acessível. O conteúdo é criptografado no dispositivo do remetente, seja computador, smartphone, tablet, etc., e é descriptografado no dispositivo do destinatário.
Autor
Ivan Guevara

Ivan Guevara

Analista de Conteúdo em KingHost
Jornalista por formação, especialista em Marketing pela FGV. Movido por música, good vibes e baterias carregadas.
Ivan Guevara

Últimos posts por Ivan Guevara (exibir todos)

Comentários

comentário(s)