O que é SMTP, IMAP e POP e qual a diferença?


Você sabe o que é SMTP, IMAP e POP? O sistema de e-mail consiste no trabalho de dois servidores diferentes.

Sabia que você pode ouvir todo o conteúdo deste post? É só clicar no play 😉

Entre os dois servidores, um é chamado de servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – protocolo de transferência de correio simples). O outro pode ser tanto um servidor POP (Post Office Protocol) quanto um servidor IMAP (Internet Message Access Protocol). IMAP e POP são protocolos padrão da Internet para recebimento de e-mail, que baixa as mensagens do servidor para a sua máquina, smartphone ou tablet. SMTP é o protocolo para envio de e-mail.

O que é protocolo? Protocolo é a palavra que denomina “as regras” que organizam e regem a sincronização da comunicação entre dois sistemas computacionais. Ou seja, controla e possibilita a transferência de dados.

O que é SMTP?

É usado quando o e-mail é entregue a partir de um cliente de e-mail a um servidor de e-mail ou quando o e-mail é entregue a partir de um servidor de e-mail para outro.

O que é IMAP?

Tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software e realiza a sincronia das mensagens, mantendo a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real.

O que é POP?

O acesso via POP baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas localmente em seu computador, não deixando uma cópia das mensagens no servidor – a menos que você marque a opção “deixar uma cópia no servidor” nas configurações do seu programa de e-mail. Esse protocolo tem acesso apenas à Caixa de Entrada, não conseguindo baixar nenhuma outra pasta de sua conta.

O que é protocolo?

Protocolo é a palavra que denomina “as regras” que organizam e regem a sincronização da comunicação entre dois sistemas computacionais. Ou seja, controla e possibilita a transferência de dados.

 

IMAP e POP

Resumindo: a diferença principal é que o POP baixa as mensagens para o cliente local (e permite que elas sejam armazenadas no servidor, mas não existe sincronia nesse processo). O IMAP4 é a evolução do POP3, sincronizando a caixa de e-mails com o conteúdo do servidor, permitindo que um e-mail seja sincronizado entre vários locais sem perda de mensagens entre locais diferentes (salvo diretórios locais, todas as mensagens dentro do diretório do e-mail são sincronizadas).

Como deixar todas as informações rentáveis ao seu negócio?

Agora que você já sabe o que é SMTP, POP, IMAP, separamos um vídeo sobre 5 tipos de email marketing e um material completo sobre como criar as melhores estratégias de campanhas. Tá aqui embaixo 😉

Esse conteúdo ajudou você de alguma forma? Se foi útil, não esquece de deixar seu like ou compartilhar para que mais pessoas possam também aproveitar estas dicas. 🙂

Ebook – 8 passos para o Email Marketing

Ivan Guevara

Ivan Guevara

Analista de Conteúdo em KingHost
Jornalista por formação, especialista em Marketing pela FGV. Movido por música, good vibes e baterias carregadas.
Ivan Guevara

Últimos posts por Ivan Guevara (exibir todos)

Comentários

comentário(s)

2 Comments

Add yours

+ Leave a Comment