PHP Experience 2018 – Uma visão diferente sobre a linguagem


Fiz minha estreia no PHP Experience 2018, devo dizer que foi uma experiência bem imersiva sobre a linguagem, vista de um ponto um pouco usual do cotidiano.

O evento PHP Experience é realizado pela iMasters em conjunto com a comunidade PHP São Paulo que realiza a curadoria.
O encontro ocorre em dois dias sendo que, no 1º dia, os keynotes a palestram em um palco central e, no 2º dia, temos um evento com três trilhas acontecendo simultaneamente em palcos distintos.

Como fui com a equipe da KingHost, acabei dividindo meu tempo entre participar de ações da empresa, dando atenção a atuais e potenciais futuros clientes, e assistindo a algumas palavras. Confesso que foi bem difícil escolher quais acompanhar, já que a grade estava muito boa.

PHP Experience 2018 – Dia 1

Palestra PHP Under The Hood – Marcelo Camargo

Marcelo é um dos Keynotes do evento, além de pesquisador em teoria de linguagens de programação e compiladores. Contribuidor ativo na comunidade de software livre. A palestra, excelente na minha opinião, nos mostrou o PHP como o próprio nome em tradução livre já diz: por debaixo do capô.

Ele nos mostrou e explicou sobre compiladores e suas fases, desde a parte léxica aos opcodes do PHP. Apresentou exemplos, como a função token (clique aqui para ver) que tem como retorno a estrutura léxica de um código PHP.

Seguem os slides da palestra para quem quiser conferir:

PHP Experience 2018 – Dia 2

Palestra Profiling: Uma Técnica Eficiente para Encontrar Gargalos e Otimizar sua Aplicação – Thiago Rodrigues.

Tiago é apoiador do movimento open source, evangelista PHP na comunidade PHPSP, bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Vou dar um spoiler: essa palestra terá um post só sobre ela futuramente. Mas em de resumo, Thiago nos falou de como é importante otimizar apenas quando realmente é preciso e, se isso afetar positivamente o negócio, mostrou o que é profiling e a ferramenta Blackfire para executar profiling em um sistema.

Veja os slides da apresentação:

Palestra Orquestradores de containers: Docker Swarm ou Kubernetes – Wellington Silva

A terceira palestra assistida foi a do Wellington Silva, que atualmente trabalha para Easy no time DevOps. Ele mostrou o que é Docker, containers, orquestração e as ferramentas Docker Swarm e Kubernetes, falou sobre cada uma das ferramentas e por último fez uma comparação rápida entre elas.

Veja abaixo:

Palestra Comunicação Entre Sistemas – Você está fazendo isso errado! – Anderson Casemiro

A última palestra, ao qual não pude assistir inteiramente, pois tínhamos horário de voo marcado, foi a do Anderson Casemiro também conhecido como Duodraco. Anderson ajudou a fundar e colabora há quase 10 anos com o PHPSP, sua palestra
Comunicação entre sistemas – você está fazendo isso errado! abordou formatos e padrões desde os tempos iniciais de comunicação entre sistemas web.

PHP Experience 2018 – Meu Review Geral

Curti bastante o evento, mesmo eu estando em uma pegada mais para a área de Arquitetura, Operacional e tendo como hobby estudos em Machine Learning (veja um post meu sobre esse assunto aqui). Pude aprender muita coisa sobre aplicações que podem ser utilizadas em nosso dia-a-dia de desenvolvimento, bem como o quanto podemos escrever códigos mais rápidos e otimizados se conhecermos bem a Virtual Machine onde nosso código funciona. Além disso, podemos ver como identificar gargalos através de ferramentas que te auxiliam, conhecer Kubernetes e Swarm e saber qual escolher de acordo os casos aos quais eles melhor se encaixam.

Em síntese: entender como as comunicações entre sistemas nasceram, foram e estão sempre evoluindo.

Agradeço a iMasters, KingHost e PHPSP pela realização do evento e por poder fazer parte dele.

Fique ligado no Blog da KingHost para futuros conteúdos escritos por mim. Até a próxima 🙂

Resumo
PHP Experience 2018 - Uma visão diferente sobre a linguagem
Nome do Artigo
PHP Experience 2018 - Uma visão diferente sobre a linguagem
Descrição
A Dev Morvana Bonin conta como foi sua experiência no PHP Experience 2018, que rolou em São Paulo.
Autor
Nome
KingHost
Logo
Morvana Bonin

Morvana Bonin

Desenvolvedora PHP e Python em KingHost
Full-Stack Developer focada em Backend.
Morvana Bonin

Comentários

comentário(s)