Como criar tema WordPress com Underscores (_s)


Buenas, pessoal! A convite da KingHost, vou apresentar para vocês uma maneira rápida de desenvolver seu próprio tema WordPress, usando um gabarito (template) chamado Underscores (_S).

Quem é web designer ou web developer deve saber que uma das atividades do dia-a-dia no WordPress é a criação de um tema. Ele é uma série de arquivos que traduzem o visual das páginas e também definem as funcionalidades do teu novo website.

Mas mesmo com o acesso fácil à documentação e facilidade para entender a estrutura dos arquivos dos temas WordPress, criar um tema desde o início pode ser uma atividade cansativa e que vai tomar muito de nosso tempo.

O Underscores (_s)

Para acelerar esse processo, apresento o Underscores (_s), um gabarito criado pela equipe da Automattic que serve de base para a criação de novos temas para o WordPress.

Uma coisa importante: esse “tema inicial” (starter theme) é adequado para o trabalho de desenvolvedores, que já têm algum conhecimento de HTML, CSS e PHP. Para usar o Underscores, é preciso ter um leiaute já desenhado, de modo que vamos usá-lo de referência para construir nosso tema.

Desenvolvido em 2012, o Underscores é uma evolução do tema Toolbox, que era oferecido como tema inicial no serviço WordPress.com. Ainda hoje, o _s é base para uma série de temas produzidos pela própria Automattic, incluindo os temas disponibilizados no pacote de instalação e já está sendo atualizado para suportar o novo Gutenberg.

Além de uma base forte para teu tema, o Underscores ainda é recheado de ajustes e quitutes que aceleram o desenvolvimento e também dão uma melhorada no visual, incluindo:

  • Arquivos de modelos de página desenvolvidos em HTML5, modernos e bem comentados;
  • Códigos-exemplo para a implementação de recursos já disponíveis no WordPress (e que alguns programadores inclusive não conhecem!) e exemplos de CSS para posicionar uma barra de widgets à esquerda ou à direita;
  • Um folha de estilos CSS mínima, mas finamente organizada e documentada, que vai ajudar-nos a montar o visual de nosso tema.
  • Para usar o Underscores é muito simples. Há uma página preparada pela Automattic em http://underscores.me. Lá, podemos personalizar o código desse tema inicial antes mesmo de baixá-lo, colocando nossos próprios dados, como nome do tema, “slug” (identificador único), nome do autor e outros. Vamos clicar em “Advanced Options” e preencher os campos.

undercores
Agora é só subir no Administrador do WordPress o ZIP gerado, como se faz com um pacote de tema comum. Em Aparência > Personalizar já será possível ver as opções que estão ativadas por padrão e começar a ajustar o leiaute.
Aproveito para deixar o convite para todos os interessados em saber mais de WordPress para participarem do evento WordCamp Porto Alegre 2018, no dia 5 de maio de 2018. Ele é evento oficial do WordPress e é organizado por um grupo de voluntários para promover e divulgar conhecimento sobre plataforma!

Boa sorte e até a próxima!

Marco Andrei Kichalowsky

Marco Andrei Kichalowsky

Diretor de Marketing em Arsnova
Webmaster, marqueteiro e viciado em WordPress, plataforma com qual trabalha desde 2004. Adora a Web, o Colorado, o Mac, a música e viajar para conhecer lugares, culturas e idiomas em todo o mundo.
Marco Andrei Kichalowsky

Últimos posts por Marco Andrei Kichalowsky (exibir todos)

Comentários

comentário(s)