Visualização de dados em Python: Matplotlib


A visualização de dados é importante em qualquer área, com ela é possível compreender de uma forma mais representativa as informações e, partir dos dados gerados, pode-se tomar decisões. Existem inúmeras ferramentas para criar estas visualizações, mas iremos demonstrar alguns exemplos utilizando o Matplotlib.

O Matplotlib é uma biblioteca para a visualização de dados em Python. Ele apresenta uma API orientada a objetos que permite a criação de gráficos em 2D de uma forma simples e com poucos comandos. A ferramenta disponibiliza diversos tipos de gráficos, como em barra, em linha, em pizza, histogramas entre outras opções. A API foi projetada para ser compatível com o MATLAB que, apesar de ser referência na área de processamento numérico, não é opensource.

Nós vamos utilizar a distribuição Anaconda para facilitar a instalação de um ambiente Python completo. Ao usar essa distribuição, não é necessário instalar a biblioteca – ela já está incluída no pacote. Também é possível utilizar o Matplotlib de outras formas, como em scripts Python, através do IPython e entre outros, neste caso, segue o link para instalação manual do Matplotlib.

Visualização de dados com PyPlot

O PyPlot é um módulo do matplotlib para criação de gráficos. Para utilizá-lo é necessário fazer a importação:

Gerando gráficos do tipo Plot

Após importar o módulo, já é possível criar gráficos de uma forma simples e com poucos comandos, conforme pode ser visto no exemplo abaixo:

No próximo exemplo foram inseridos mais comandos para criar um gráfico mais completo e com mais informações:

Gráfico de Barras

Pie Chart

Scatterplot

Conforme os exemplos exibidos, podemos perceber que o Matplotlib disponibiliza diversas funções para a personalização dos gráficos, possibilitando a criação e facilitando a visualização de dados de uma forma simples, mas que também pode ser mais completo quando necessário.

Existem outras maneiras de criar gráficos com esta e outras bibliotecas do Python. Com opções mais complexas e com outros módulos é possível criar gráficos em 3D e até mesmo mapas. Mais informações sobre o Matplotlib podem ser encontradas no site oficial. Outros exemplos de criação de gráficos com o Pyplot podem ser encontradas neste link.

Espero que tenham curtido o material. Não esqueçam de deixar comentários me contando o que acharam e se tem alguma dúvida.
Para conhecer mais dos nossos artigos, visite o nosso Blog da KingHost.

Stefani Lima

Stefani Lima

Analista de Desenvolvimento em KingHost
Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre.
Stefani Lima

Últimos posts por Stefani Lima (exibir todos)

Comentários

comentário(s)