Vingadores: Guerra Infinita – 4 lições para sua equipe


No dia 26 de Abril será lançado, no Brasil, o novo filme da franquia de Os Vingadores: Guerra Infinita. Neste novo filme os Vingadores unirão forças com os Guardiões da Galáxia, o que ainda é novidade para todos nós. Já é sabido que esses encontros de super-heróis trazem cenas emocionantes, mas também muito estresse e divergências.

Ouça o conteúdo na íntegra clicando abaixo.

As reuniões pré-confronto são uma aula de trabalho em equipe na sua mais verdadeira forma e cada personagem consegue representar um perfil diferente. Quem faz parte de um time, no seu ambiente de trabalho, sabe o quão difícil pode ser conduzir uma reunião e como cada um tem suas especificidades e, claro, dificuldades. Isso sem falar no tão famoso “ranço” que sempre se manifesta.

Se tomar decisões em grupo e definir uma estratégia não é fácil nem para um time de super-heróis altamente poderosos e capacitados, imagine para nós, reles mortais. Foi pensando nisso que decidimos desenvolver este artigo, onde escolhemos alguns dos principais personagens de Vingadores: Guerra Infinita para colocar no dia a dia de equipes de trabalho comuns.

Hulk

the avengers hulk GIF

Sempre tem aquele colega mais impaciente. O famoso “pavio curto”, que na primeira divergência fecha a cara e bate na mesa com os punhos cerrados para trazer seu ponto de vista de forma mais impactante. Ele não cresce e nem fica verde, mas passa por uma transformação um tanto delicada. Quase sempre a situação é contornada e os ânimos se acalmam.

Homem-aranha

 trailer spiderman spider man spider man homecoming GIF

Não pode faltar aquele cara mais jovem, não necessariamente de idade, mas de comportamento. Ele ainda está se desenvolvendo, gosta de pedir opinião, quer aprender sobre tudo e pensa várias vezes antes de se manifestar diante de tanta senioridade. Ele é esperto, geralmente coerente, mas ainda tem muito para evoluir. Apesar da insegurança, é um cara tranquilo, que ajuda a descontrair e pratica o famoso “deboísmo”.

Viúva Negra

scarlett johansson GIF

Ela não é júnior há muito tempo. Não deixa nada passar e investiga a fundo cada ponto do que está sendo discutido. Faz as perguntas mais difíceis, não deixa de emitir opinião e, muitas vezes, coloca ordem na casa. As discussões são objetivas e não precisa duas vezes da mesma explicação. É aquela pessoa que traz a melhor colaboração, mas sem muita paciência para enrolação e, muito menos, reuniões que poderiam ter sido um email.

Doutor Estranho

benedict cumberbatch blink GIF

E aquele colega que faz mágica? Seja o projeto que for, vai ser finalizado. Ele vai até o fim, desenvolvendo as habilidades necessárias e buscando todo o conhecimento para fazer acontecer. Um pouco menos comunicativo, porém muito focado. Ele vira mestre em tudo o que faz.

Senhor das Estrelas

frustrated chris pratt GIF

O recém chegado, que está tentando se enturmar, e chega a parecer que está no time faz tempo, mas volta e meia deixa claro que ainda não sabe muito bem onde está e que ainda está em fase de adaptação. Ele é esforçado e faz de tudo para se sentir parte da equipe, como líder, claro. Afinal, ele tem conhecimentos que ninguém mais tem.

Homem de Ferro

iron man GIF

Tem aquele colega mais malandro, que sabe ter jogo de cintura e destacar suas principais habilidades. Ele se cerca das melhores ferramentas. Tem a tecnologia como melhor amiga, contatos que valem ouro e autoestima elevada. Tem postura de durão, mas no fim das contas acaba se sensibilizando e dando aquela ajuda na última hora, para garantir a entrega do projeto. Torça para ele não ficar sem suas fontes e ferramentas, para não se desestabilizar.

Capitão América

O começo de tudo. Ele sempre esteve ali e conhece a empresa como ninguém. Ele veste a camisa, se envolve em todos os projetos e inspira a todos. É um líder nato, com alguns hábitos conservadores e um pouco de resistência à mudanças e novas tecnologias.

Groot e Rocket – a dupla

guardians of the galaxy rocket GIF by Marvel

Existem também as duplas, formadas por perfis diferentes. É sempre bom ter aquela pessoa mais amigável. Fala pouco ou nem fala, mas topa tudo. É disposto, engraçado e receptivo. Zero agressividade, mas muita assertividade. Aparece na hora que você precisa e, com pouco esforço, ajuda a resolver aquele problemão. Mas ele anda junto daquele que não tem conhecimento aprofundado de nada, mas sabe um pouquinho de tudo e utiliza ferramentas exclusivas. Ferramentas que ele mesmo cria, com o pouco recurso que tem. É mau humorado, age por impulso, mas também sabe o momento certo de aparecer.

4 lições que aprendemos com os Vingadores para o trabalho em equipe:

Com um time desses fica mais fácil atingir as metas, mas é preciso muito jogo de cintura para evitar um clima tenso. Por isso, vão aí algumas lições importantes.

1.O homem de ferro e a viúva negra irão se estranhar

Mais cedo ou mais tarde as opiniões irão divergir. Ela vai querer objetividade na resolução e ele vai querer ir atrás da tecnologia mais adequada. Quando discussões assim surgem é importante identificar qual o objetivo em questão, o que precisa ser resolvido. A partir disso definir quais ferramentas serão necessárias. Muitas vezes nos apegamos que para atingir algo, precisamos do recurso x, quando muitas vezes há possibilidades diferentes.

2.Dê espaço para o homem-aranha

Ele é inseguro e toma muito cuidado ao expressar uma opinião, porém ele é dedicado, atento e quer aprender. Por isso, dê espaço para que ele possa se sentir confortável ao participar de uma tomada de decisão. Ele poderá trazer insights relevantes e que, muitas vezes, nem haviam entrado em questão nas discussões anteriores.

3.O Hulk vai rançar e você precisa estar preparado para isso

Deixe ele estourar, mas não se sensibilize. Você já sabe que este é o comportamento padrão, então não há nada que possa fazer para evitar. Apenas respire fundo, ouça o discurso encalorado e tente pensar com calma. Atitudes agressivas não podem pautar decisões importantes.

4.Duas lideranças não precisam criar uma nova guerra civil

O Capitão América e o Homem de Ferro são líderes de pensamentos bastante antagônicos, mas isso não precisa ser motivo para instaurar uma guerra corporativa ou uma “guerra civil”. Dá sim, para conciliar duas lideranças de linhas diferentes sem prejudicar a efetividade da equipe.

Essas são apenas algumas lições simples, mas existem diversas outras que poderíamos tirar a partir de cada personagem da franquia. São personagens com muita personalidade e que tem muito, sim, do ser humano comum. Eles se reúnem para tomar decisões difíceis, eles entram em conflito durante confrontos importantes, mas sempre chegam ao objetivo final com sucesso. Cada vingador tem seu papel nesse processo e não deve ser subestimado. É sabido que o relacionamento pessoal não é dos melhores, mas na hora que precisa, a coisa flui e cada um é uma peça para a conclusão da missão.

E no seu time, qual vingador você é?

Acesse também um conteúdo exclusivo sobre email marketing e Game of Thrones.

Patrícia Guaragna Souza

Patrícia Guaragna Souza

Analista de Performance em KingHost
Administradora de Empresas por formação com MBA em Marketing pela FGV. Apaixonada por Marketing Online e em constante desenvolvimento.
Patrícia Guaragna Souza

Últimos posts por Patrícia Guaragna Souza (exibir todos)

Comentários

comentário(s)