Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Webwriting: 5 dicas para sua escrita web


Aqui na KingHost estou sempre incentivando nossos desenvolvedores a compartilhar o conhecimento técnico por meio de artigos que publicamos no LAB. Com isso, tenho a rotina de revisões de textos, edições, entender se está tudo seguindo as melhores práticas de webwriting, a escrita para web, que é diferente da forma que escrevemos para publicações impressas.

Hoje vou explicar um pouquinho a respeito deste assunto, dar algumas dicas e, ao final, para quem quiser também compartilhar conhecimento e ainda ganhar mais visibilidade, farei um convite especial. Vem comigo para descobrir tudo isso e um pouco mais.

O que é webwriting?

Para explicar o que é webwriting, vou fazer uma comparação com as publicações impressas. Diferente dos jornais, livros e revistas; um artigo ou publicação online, além da redação, pode utilizar de algumas técnicas e ferramentas que irão ajudar bastante na performance, assim como na forma como as pessoas poderão encontrá-lo online. Portanto, webwriting é esse conjunto de técnicas, ferramentas e boas práticas que auxiliam na performance do conteúdo no meio digital.

Logo, não é como ir à livraria e pedir para o vendedor sobre determinado título. No caso da web, nós mesmos pesquisamos em buscadores online e, dependendo de como o texto foi construído, mais chances ele tem de aparecer entre os primeiros resultados que pesquisamos.

Young Justice GIF

A Liga da Justiça do Webwriting

Sempre que vou explicar sobre boas práticas para escrita web, eu brinco que é como se reuníssemos um supergrupo de conhecimentos técnicos para atingir um determinado objetivo. Normalmente a meta é alcançar um melhor posicionamento dentro das pesquisas orgânicas de buscadores online. Contudo o objetivo pode variar dependendo da estratégia proposta.

Vou apresentar brevemente algumas destas supertécnicas e superferramentas que nos ajudam a ter mais chances de alcançar nosso objetivo.

1. SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas), se tornou mais popular por ser essencial para o planejamento estratégico de textos para web. Se refere principalmente aos cuidados que você deve tomar para que seu texto alcance um bom posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de buscas, como o Google.
Minha colega, Patrícia Souza, Analista de Performance aqui da KingHost, produziu o post “O que é SEO: um guia para iniciantes“, no qual ela explica de forma simples e didática os conceitos iniciais referentes à essa ferramenta.

2. Use palavras-chave

Antes de começar a escrever um texto para web, logo após decidir sobre qual assunto irá abordar, invista alguns minutos pensando em qual palavra-chave irá definir o artigo. Ela será uma superajuda nos esforços de alcançar um bom posicionamento online para o conteúdo que você está produzindo. Vale lembrar que existem vários sites gratuitos como Google Adwords, Google Trends, Answer The Public (eu uso os três) que ajudam a escolher estrategicamente a melhor palavra-chave e, desta forma, ter mais chances de conquistar visibilidade para as publicações.

Ah, para quem utiliza o CMS, WordPress, indico o plugin Yoast SEO, uma baita ajuda na hora de publicar os textos.

3. Parágrafos curtos e com espaço

Ao contrário dos livros e publicações impressas, na internet nós lemos em aparelhos eletrônicos que, muitas vezes, acabam cansando nossos olhos mais rapidamente. Uma forma de manter o leitor atento ao texto é redigir parágrafos mais curtos, objetivos, com mais espaços para que a informação possa fluir de forma mais leve.

4. Use e abuse de links (que façam sentido ao texto)

Da mesma forma que comentei sobre a diferença entre publicações impressas e online, aqui vale novamente destacar esse conceito. Na web, podemos criar textos hipertextuais, nos quais a leitura não é linear, ou seja, podemos estar lendo um texto e nos depararmos com links que podem nos levar a outras páginas, percorrer um caminho diferente de um livro impresso, por exemplo.

Logo, é bastante recomendado a técnica de Link Building, construção de links, uma vez que o Google também leva isso em consideração no momento de avaliar uma página.

Mas atenção: os links precisam ser relacionados ao assunto. Para entender um pouco mais sobre o tema, minha colega Patrícia também abordou isso naquele post que citei ali em cima.

5. Estrutura do texto

Pense no texto como uma estrutura de começo, meio e fim; mas não esqueça de detalhes como o título, subtítulos, introdução e conclusão. O título vale uma atenção especial, uma vez que será ele quem irá chamar a atenção do leitor logo no primeiro contato. Portanto, pense em títulos criativos e instigantes, sem esquecer de levar em consideração o assunto e a palavra-chave escolhida para o respectivo artigo.

i want you GIF by Neda&Marrs

Quer publicar o seu artigo no LAB?

Se você manja de tecnologia, desenvolvimento web, marketing digital e afins, possui experiência com geração de conteúdo e quer compartilhar seu conhecimento com outras pessoas em um blog com milhares de acessos mensais, tenho um convite imperdível para você.

O LAB, Blog da KingHost, está abrindo para submissão de artigos e conto com a sua participação!
Envie seus artigos, sobre algum dos temas abaixo e dê muito mais visibilidade para o seu trabalho.

  • Empreendedorismo Online;
  • Marketing Digital;
  • Desenvolvimento Web;
  • Tecnologia.

Como faço para publicar os meus artigos no LAB?

O processo é mais simples do que você imagina. Após a elaboração do seu material, sobre qualquer um dos temas citados anteriormente, você deve enviá-lo, em formato editável, através do formulário ao final da página. O formato pode ser de um link do drive mesmo. Após recebimento, será feita uma triagem e todos os ajustes necessários para que seja elegível para divulgação.

Termo de Aceite

Você concorda, ao aceitar o presente termo, em todo o disposto neste:

1 – O conteúdo disponibilizado à KingHost poderá ser utilizado, a qualquer tempo, visando, de forma gratuita para todos os envolvidos, disponibilizar conteúdo para publicação em qualquer rede e/ou site , sendo o king.host/blog o principal local de publicação;

2 – As publicações sempre serão acompanhadas dos devidos créditos ao autor, independentemente do meio de publicação, sendo este o único responsável pelas afirmações realizadas e opiniões publicadas;

3 – O texto original poderá sofrer alterações devido às revisões de ortografia, sintaxe, conteúdo, de otimização, assim como adequar a linguagem ao formato já praticado pela KingHost;

4 – É autorizado à KingHost utilizar imagens, currículo, dados de perfil e outros materiais do Autor para fins de divulgação em conjunto com o conteúdo, seja no formato de perfil de Autor no site, seja no formato créditos autorais junto ao conteúdo, assim como outras formas de utilização;

5 – A KingHost reserva o direito de total gerência quanto ao conteúdo publicado e a ser publicado. Dessa forma, poderão ser negados pedidos de publicação de conteúdos, assim como retirada de conteúdos anteriormente publicados sem a necessidade de aviso prévio.


Então, bora colocar essas dicas de webwriting em prática? Marque seus amigos que gostam de escrever ou envie você mesmo seus materiais. Fico no aguardo, hein!

Resumo
Webwriting: 5 dicas para sua escrita para web
Nome do Artigo
Webwriting: 5 dicas para sua escrita para web
Descrição
Veja dicas para webwriting e saiba como submeter seu artigo para publicação aqui no LAB, o Blog da KingHost.
Autor
Nome
KingHost
Logo
Ivan Guevara

Ivan Guevara

Analista de Conteúdo em KingHost
Jornalista por formação, especialista em Marketing pela FGV. Movido por música, good vibes e baterias carregadas.
Ivan Guevara

Comentários

comentário(s)